A campanha tem a finalidade de facilitar o acesso à testagem, com o objetivo de aumentar o diagnóstico, tratamento precoce e a prevenção da doença
De 10 a 25 julho, a Secretaria Municipal de Saúde promove a 5ª edição do Julho Amarelo, campanha que promove ações de intensificação da testagem para hepatite C, principalmente na população maior de 40 anos.
A campanha tem a finalidade de facilitar o acesso à testagem, com o objetivo de aumentar o diagnóstico, tratamento precoce e a prevenção das hepatites. Em casos positivos, será feito o encaminhamento para realização de exames complementares e, se necessário, iniciar o tratamento.
Sobre a hepatite C
Por ser uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas, essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não sabem que possuem o vírus. Porém, a infecção pode evoluir para formas mais graves, como a cirrose ou o câncer hepático. Por isso, a recomendação de realização do teste para hepatite C é de pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o quanto antes.
Durante todo o ano, as unidades de saúde de Botucatu já realizam exames para detecção de hepatites. Especialmente neste período do Julho Amarelo, as ações de teste rápido para hepatites estão sendo intensificadas.
Para a realização da Campanha, o Programa Municipal DST/Aids contará com vários parceiros como o SAE de Infectologia “Domingos Alves Meira” e o Ambulatório de Hepatites Virais da Unesp, que também realizarão ações de estímulo ao diagnóstico e são importantes serviços de referência para tratamento e acompanhamento das hepatites virais no município.
Próximas ações de testagem rápida
. Dia 27 de julho, das 10 às 17 horas, na Faculdade Galileu (próximo ao Shopping Park Botucatu;
. Dia 02 de agosto, das 9 às 13 horas, na Praça do Bosque (Centro de Botucatu)
Sobre a data
Em 2010, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Estima-se que cerca de 71 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus da hepatite C em todo o mundo e que aproximadamente 400 mil vão a óbito todo ano devido a complicações desta doença, principalmente por cirrose e câncer.
Saiba mais sobre a Hepatite C
Sintomas: Apenas 25% a 30% dos infectados apresentam, na fase aguda, sintomas de doença que podem se manifestar por queixas como letargia, mal-estar geral, febre, problemas de concentração; queixas gastrintestinais como perda de apetite, náusea, intolerância ao álcool, dores na zona do fígado ou o sintoma mais específico que é a icterícia.
Transmissão: O vírus da hepatite C é transmitido principalmente por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo.
Prevenção: Na ausência de uma vacina contra a hepatite C, o melhor é optar pela prevenção evitando o contato com sangue contaminado. Alguns dos cuidados passam por não partilhar escovas de dente, lâminas, tesouras ou outros objetos de uso pessoal, nem seringas e outros instrumentos usados na preparação e consumo de medicamentos injetáveis e inaláveis. Devem ser sempre usados preservativos nas relações sexuais.
