Numa das ações foi capturado um indivíduo com mandado de prisão referente ao artigo 155 do Código Penal (furto), expedido pela 1ª Vara Cumulativa de Conchas
Durante o primeiro final de semana de agosto de 2025, a Guarda Civil Municipal (GCM), de Botucatu, efetuou a prisão de cinco indivíduos procurados pela justiça, em diferentes ações de patrulhamento. Os casos foram registrados no Plantão Policial Permanente onde as providências cabíveis a cada caso foram tomadas.
Durante patrulhamento preventivo e ostensivo pela equipe de Ronda Municipal (ROMU) um indivíduo foi avistado saindo de um bar e, ao perceber a presença da viatura, empreendeu fuga a pé. Após breve acompanhamento, o suspeito acabou detido com uso moderado de força, conforme os protocolos operacionais. Com ele nada de ilícito foi encontrado.
Contudo, em consulta ao sistema, constatou-se que o mesmo era procurado pela justiça, com mandado de prisão referente ao artigo 155 do Código Penal (furto), expedido pela 1ª Vara Cumulativa de Conchas. O homem, de 40 anos, foi conduzido ao plantão policial, onde foi elaborado boletim de ocorrência de natureza “captura de procurado”, ficando à disposição da justiça.
Região central
Durante patrulhamento preventivo no comércio da Avenida Marechal Floriano Peixoto, região central da Cidade, uma equipe da GCM abordou um indivíduo, sendo constatado em seu desfavor mandado de prisão expedido pelo poder judiciário.
Bairro Alto
Numa operação setorizada realizada pela Rua Rafael Sampaio, no Bairro Alto, outra equipe da GCM localizou um indivíduo contra o qual constava mandado de prisão civil.
Prisões por violência doméstica
Também a GCM realizou outras duas ações por crime de violência doméstica. No Jardim Palos Verdes, um criminoso de 28 anos foi detido por lesão corporal, injúria e ameaça, também em contexto de violência doméstica. Já no Jardim Brasil a equipe prendeu outro agressor em flagrante pelos crimes de lesão corporal, violação de domicílio e violência doméstica.