A ação já percorreu nove cidades e chega na décima etapa na cidade de Botucatu, onde será oferecido gratuitamente para os profissionais de turismo da região
A revista Melhor Viagem 60+ em conjunto com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo realiza o Road 60+ SP em Botucatu, dia 26 de agosto nas dependências do Primar hotel.
s roadshows tem como objetivo a capacitação profissional e oferta de produtos e destinos pelo interior de São Paulo. A ação já percorreu nove cidades e chega na décima etapa na cidade de Botucatu. Em cada localidade são feitas três palestras sobre comportamento do viajante sênior, abrangendo o perfil no Brasil e no mundo, incluindo hábitos de consumo e, como atrair este viajante através do marketing digital.
Além de rodadas de negócios entre os parceiros e agentes de viagens. Irineu Ramos, escritor e jornalista da revista Melhor Viagem 60+ traz dados, aponta o perfil do consumidor sênior e como melhor atendê-los. A comunicadora Natália D´ornellas é ativista pró-idade e criou o movimento “Somos Avosidade” onde leva mensagens positivas sobre o envelhecimento e traz dicas preciosas de como se comunicar com o público 60+.
Já Thiago Akira, especialista em marketing digital para o turismo, apresenta um rico conteúdo de como utilizar as ferramentas digitais para alavancar vendas e relevância com este segmento. Além das palestras, o Road 60+ conta com workshop do Estado de São Paulo, destinos parceiros e cases de sucesso de produtos que focaram no turismo da maturidade. Vale ressaltar, que o segmento cresce rapidamente, acompanhando uma tendência global de envelhecimento populacional.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil está aumentando e, até 2040, a população acima de 60 anos deve representar cerca de 25% da população total. Os viajantes 60+ são conhecidos por seu desejo de explorar novos destinos e experiências, com um foco particular em conforto e segurança.
Para tanto é necessário entender para atender de maneira adequada e respeitosa esta população que já chega a quase 34 milhões de brasileiros. Segundo a Fundação Seade, do total da população idosa do Brasil, 46% se concentra na região sudeste, sendo que o Estado de São Paulo concentra quase 18% desse total.
Potencial de Consumo
Globalmente, os viajantes 60+ representam um segmento de mercado muito lucrativo. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), os turistas com 60 anos ou mais gastam, em média, 30% a mais do que seus colegas mais jovens em viagens. Essa faixa etária não só viaja mais frequentemente, mas também tende a escolher destinos e experiências de maior valor agregado. No Brasil, o cenário é igualmente promissor.
Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) revelou que os turistas brasileiros com mais de 60 anos têm um gasto médio 25% maior em viagens comparado com outras faixas etárias. O aumento da renda disponível e a maior procura por viagens após a aposentadoria têm contribuído para esse crescimento.
Além disso, o mercado de turismo para a terceira idade no Brasil movimenta bilhões de reais anualmente. Em 2022, estima-se que o segmento tenha gerado cerca de R$ 45 bilhões em receitas, com expectativas de crescimento contínuo à medida que a população envelhecida aumenta e se torna mais ativa.
Por: Ana Carolina Melo

