Melhorias impactam diretamente todo o Hospital e seus pacientes e cada avanço no gerenciamento de leitos e na regulação resulta em processos mais ágeis, maior disponibilidade de vagas e um cuidado em saúde com mais qualidade e segurança
O Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) concluiu com êxito a implantação de novos fluxos e processos estabelecidos pelo Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).
Em apenas seis meses, o NIR do HCFMB atingiu 83,8% de conformidade na Ferramenta de Avaliação Hospitalar (FAHOSP), que monitora a eficiência da gestão, fluxos assistenciais, organização e eficiência dos hospitais participantes do projeto. O resultado obtido é quase quatro vezes superior à meta definida para o ciclo “fast” do projeto.
Selecionado para participar do ciclo intensivo, o HCFMB concentrou seus esforços no NIR, com apoio da enfermaria da Clínica Médica I. O trabalho foi baseado em um plano de ação estruturado, com acompanhamento contínuo e suporte da equipe do HAOC.
“O HCFMB demonstrou capacidade de execução acima da meta e consolidou um modelo altamente replicável. Este é um legado do NIR que será replicado para todo o Complexo HCFMB, além de toda rede”, reforça Tattiane Cifuentes, enfermeira representante do RHP/HAOC.
Entre as ações desenvolvidas no período, destacaram-se as visitas e monitoramento contínuo, treinamentos em mapeamento de processos e auditoria interna, padronização de procedimentos de segurança, ferramentas de gestão, implementação de round diário e gestão de indicadores com apoio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, CIMED e NUCADE.
“A transformação só foi possível pelo trabalho conjunto e pela disciplina na execução. O NIR evoluiu nos processos, previsibilidade e capacidade analítica para antecipar possíveis gargalos” afirma Elisângela Dias, Gerente de Relacionamento e Internação do HCFMB.
Toda essa metodologia resultou em resultados rápidos, com melhoria na organização, rastreabilidade e resolutividade das ações do NIR, fortalecendo também a articulação com o Departamento Regional de Saúde VI (DRS VI).
“Mais do que aprimorar processos, o projeto consolidou no HCFMB uma cultura institucional baseada em melhoria contínua e padronização documental”, afirma Patrícia Moratelli, Gerente de Planejamento Estratégico.
O sucesso do projeto foi resultado da integração de diversas áreas do hospital. Além do NIR, tiveram participação decisiva a Gerência de Relacionamento e Internação, o Departamento de Apoio à Assistência, a Gerência de Planejamento Estratégico, o Departamento de Assistência à Saúde, o Núcleo de Qualidade, Segurança do Paciente, CIMED, Enfermaria da Clínica Médica I e a Superintendência do HCFMB.
“Este resultado reafirma o compromisso do HCFMB com a qualidade e a segurança do paciente. A reestruturação do NIR neste projeto é um marco que traduz colaboração e foco em resultados”, destaca o Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho.
Com os resultados consolidados, o modelo implantado no NIR será expandido para outras áreas estratégicas do hospital. A primeira etapa contemplará os núcleos da Gerência de Relacionamento e Internação, iniciando pelo Núcleo de Agendamento (NAG), fortalecendo ainda mais a gestão assistencial do HCFMB.
Sobre o NIR do HCFMB
O Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HCFMB garante a organização e o gerenciamento de leitos em todas as etapas do cuidado ao paciente, desde sua chegada até a alta. Atua como uma estrutura estratégica de regulação dentro do Hospital, em constante interface com as centrais externas, sendo reconhecido como referência para outros serviços hospitalares no Estado.
Entre suas principais atribuições, destacam-se o monitoramento contínuo dos pacientes e a gestão dos leitos, sempre com o objetivo de otimizar o fluxo desses procedimentos. Este trabalho diário permite ampliar o acesso, reduzir o tempo de espera e oferecer atendimento de forma mais eficiente e qualificada.
As melhorias implementadas pelo NIR impactam diretamente todo o Hospital e seus pacientes: cada avanço no gerenciamento de leitos e na regulação resulta em processos mais ágeis, maior disponibilidade de vagas e um cuidado em saúde com mais qualidade e segurança.
Por: Vivian Abilio

