Objetivo foi aproximar a universidade pública dos estudantes do ensino básico da rede pública, por meio de ações extensionistas voltadas à popularização da ciência, à valorização do conhecimento acadêmico e à promoção da educação ambiental
Entre os dias 18 e 22 de agosto, o Programa de Pós-graduação em Agronomia (Agricultura) da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, realizou a Escola de Inverno “Projeto EducaSolo: Educando para a proteção do solo e da água frente às de mudanças climáticas”, com base num edital de apoio às ações de extensão universitária na pós-graduação, lançado conjuntamente pelas pró-reitorias de Pós-graduação, Extensão e Cultura e Pesquisa da Unesp.
O objetivo do EducaSolo foi aproximar a universidade pública dos estudantes do ensino básico da rede pública, por meio de ações extensionistas voltadas à popularização da ciência, à valorização do conhecimento acadêmico e à promoção da educação ambiental. As ações também buscaram despertar a consciência crítica dos participantes em relação ao uso responsável dos recursos naturais, incentivando atitudes sustentáveis e o engajamento com os desafios do desenvolvimento sustentável.
As atividades, que incluíram palestras e uma visita a instalações da FCA, foram desenvolvidas com alunos do ensino médio da Escola Estadual Armando de Salles Oliveira, situada na Vila Maria. Os primeiros dias de atividade aconteceram na escola. A equipe da FCA engajada no projeto ministrou palestras e promoveu diversas dinâmicas interativas com os estudantes, incluindo debates para incentivar a consciência crítica e a visão de futuro. Também foram realizados experimentos práticos, para evidenciar a importância de técnicas de conservação do solo na agricultura contemporânea e atividades lúdicas para ajudar os alunos a reconhecerem os principais organismos que vivem no solo e compreenderem suas funções ecológicas, especialmente no contexto da agricultura.
Dentre os temas abordados nas atividades estiveram: o papel do solo na sustentação da vida no planeta, destacando suas relações diretas com a produção de alimentos, o equilíbrio ambiental e os impactos das mudanças climáticas; como o solo desempenha papel crucial no ecossistema e como as práticas agrícolas inadequadas podem afetar a saúde e a qualidade do solo, levando a impactos negativos na produção e na natureza; desafios atuais relacionados à disponibilidade de água e as mudanças climáticas; a biologia do solo e sua importância para a agricultura sustentável e aspectos da física do solo.
As discussões foram conduzidas de forma a relacionar os solos observados com o cotidiano dos alunos e com o solo predominante na escola, estimulando a percepção crítica sobre os recursos naturais do ambiente em que eles vivem. As atividades incluíram uma breve saída para observação do solo presente na área da escola, permitindo que os alunos relacionem os conhecimentos adquiridos à realidade local.
No dia 21 de agosto, os alunos puderam visitar as instalações da FCA na Fazenda Experimental Lageado. A programação incluiu visitas a laboratórios no Departamento de Ciência Florestal, Solos e Ambiente e no Departamento de Produção Vegetal, além da Biblioteca do Lageado. O objetivo da visita ao câmpus foi promover a integração entre a universidade e a comunidade escolar, oferecendo aos estudantes a oportunidade de conhecer, de forma direta, o ambiente acadêmico e científico da instituição. Durante a visita, os jovens receberam orientações sobre os meios de ingresso nos cursos de graduação e sobre as possibilidades de continuidade acadêmica por meio dos programas de pós-graduação, incentivando o acesso à educação superior pública e de qualidade.
Matheus Felipe Spadotto Ebúrneo, professor de Química e Física da Escola Estadual Armando de Salles Oliveira, comentou a importância do contato dos alunos do ensino médio com a universidade pública proporcionado pelo EducaSolo. “Uma iniciativa dessas é incrível porque podemos relacionar o que foi apresentado pelo projeto a temas que trabalhamos no ambiente escolar. Nossos alunos puderam saber que tipo de pesquisas são feitas em nossa cidade, como funciona uma universidade e ter uma vivência no câmpus. Eles adoraram conhecer a estrutura da FCA, laboratórios e Biblioteca, e também saber mais sobre pesquisa e ciência de maneira geral. Isso tudo estimula a busca pelo conhecimento”.
A opinião dos jovens confirma a importância desse momento de integração com a universidade. “Nessa semana aprendi muitas coisas sobre o solo, a importância de cuidar dele e também sobre formas de cultivar. Conhecer a universidade aqui de dentro é muito interessante e ficamos sabendo melhor o que esperar ao fazer uma faculdade”, contou Agata Vitória Siqueira da Silva, de 18 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio. Sua colega Maria Victória Santos Alves Costa, de 16 anos, aluna do primeiro ano do ensino médio complementou: “O pessoal da Faculdade foi visitar nossa escola, fizeram palestras muito legais. E a visita aqui também está sendo muito interessante. Eu já visitei o Lageado e sempre fiquei curiosa para saber o que tinha dentro dos prédios. É muito impressionante Aprendemos muitas coisas novas nessa semana”.
O projeto EducaSolo teve a participação dos discentes Carla Nadiele Alves de Oliveira, Cristiano Alves da Silva, Fabrício Elias Rodrigues, Olavo Pimentel Silva, Oziel Cereja Neves e dos professores Dirceu Maximino Fernandes, Leonardo Theodoro Büll, Juliano Carlos Calonego e Renata Cristina Bovi.
Assessoria de Imprensa FCA





