Secretaria de Saúde de Botucatu realiza Oficina Municipal voltada para o combate à tuberculose

Evento foi voltado para formular estratégias de detecção precoce da doença, além de acompanhamento, tratamento dos pacientes e busca ativa de contatos e dos casos em territórios da atenção primária à saúde

Com o objetivo de capacitar nossos profissionais a respeito da tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta terça-feira (2) a primeira Oficina Municipal de Fortalecimento das Ações de Vigilância Epidemiológica em Tuberculose, na UNIBR Botucatu.

O evento foi voltado para formular estratégias de detecção precoce da tuberculose, além de acompanhamento, tratamento dos pacientes e busca ativa de contatos e dos casos em territórios da atenção primária à saúde.

No primeiro momento, foram capacitados médicos e enfermeiros das UBS e USF de Botucatu, que discutiram os aspectos clínicos, dificuldades e estratégias para melhorar esse atendimento e diminuir o número de casos da doença no município.

Para mais informações sobre a doença, o munícipe pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (14) 3811-1100 ou pelo endereço Rua Major Matheus, 7 – Centro.

A doença

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (Bacilo de Koch) que afeta principalmente os pulmões e é transmitida pelo ar. Os sintomas incluem tosse por mais de três semanas, febre no fim da tarde, suores noturnos e emagrecimento.

A doença tem cura, com tratamento gratuito e disponível no SUS, sendo fundamental completá-lo para evitar complicações e resistência aos medicamentos. A prevenção envolve a vacina BCG em crianças, hábitos de higiene, ambientes ventilados e a busca por diagnóstico e tratamento precoces.