Faculdade de Medicina Veterinária e Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu realizam ação de saúde pública

A ação pretende levar informações e serviços direcionados à comunidade sobre cuidados básicos com os animais e a prevenção de doenças importantes

Nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2025 (terça, quarta e quinta-feira), das 09h às 16h, na Paróquia Santíssimo Sacramento, no bairro Comerciários III, vai acontecer a 4ª ação de Saúde Pública Veterinária, promovida pela disciplina de Planejamento de Saúde Animal e Medicina Veterinária Preventiva da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/UNESP e pela Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu.

A ação pretende levar informações e serviços direcionados à comunidade sobre cuidados básicos com os animais e a prevenção de doenças importantes.

Durante a ação, serão oferecidos gratuitamente, os seguintes serviços: vacinação contra a raiva e microchipagem de cães e gatos (300 senhas por dia); cadastro para castração de cães e gatos pela Prefeitura; coleta de sangue de cães para pesquisa de doenças de interesse em saúde pública veterinária e informações sobre saúde geral do pet.

No local da ação também será montada uma Ilha de Ciências, onde a população receberá informações sobre temas como prevenção de acidentes com escorpiões e informações sobre dengue, animais sinantrópicos, Leishmaniose, vermes.

A 4ª Ação contará com a participação da equipe da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu e dos alunos do 4º ano do curso de Medicina Veterinária da FMVZ/Unesp, médicos veterinários residentes do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária da FMVZ, pós-graduandos da FMVZ, sob a coordenação dos professores Cassiano Victoria e José Rafael Modolo.

A expectativa dos organizadores é que sejam atendidos ao redor de 900 animais durante os três dias de evento. Serão distribuídas 300 senhas por dia para a vacinação contra raiva e microchipagem.

Por: Sérgio Henrique Santa Rosa