GCM prende indivíduos em flagrante por prática de furto de bobinas de fio de cobre na Embraer

Indivíduos ao receberem voz de prisão confessaram a prática do furto na aeronáutica, relatando que pretendiam vender os produtos a terceiros

Equipe de patrulhamento comunitário da Guarda Civil Municipal (GCM), de Botucatu, composta pelos agentes Carmelin e Corrêa, na madrugada desta quarta-feira (10), foi acionada via Centro de Operações Integradas (COI) para atendimento de furto em andamento na empresa Embraer.

Segundo informações, um indivíduo trajando blusa azul havia adentrado um dos barracões da empresa, de onde subtraiu algumas bobinas de cobre, evadindo-se pelos fundos em direção a um canavial, sentido Estrada Municipal da Represa do Rio Pardo.

Os agentes deslocaram-se até o local pela Avenida Alcides Cagliari e, nas proximidades do cruzamento da Faculdade de Tecnologia (Fatec), depararam-se com um veículo Ford Fiesta em alta velocidade saindo da estrada. Iniciado acompanhamento, com sinais sonoros de parada, não obedecidos pelos ocupantes.

O automóvel suspeito adentrou uma via que dá acesso ao bairro Jardim Aeroporto, seguindo pela Rua Professor Vasco de Queiroz Guimarães, até entrar em um terreno baldio, onde foi interceptado para a abordagem.

No interior do veículo havia três indivíduos, sendo que dois se renderam de imediato, enquanto o condutor empreendeu fuga a pé, sendo contido posteriormente na Rua Soldado José Lazarini. Os indivíduos confessaram a prática do furto na empresa, relatando que pretendiam vender os produtos subtraídos.

Diante do exposto dada voz de prisão sendo necessário uso de algemas por receio de fuga em conformidade com a súmula vinculante n° 11 do Supremo Tribunal Federal (STF) e no interior do automóvel localizado duas bobinas de cobre, diversos fios cortados e uma ferramenta tipo corta-frio.

Acionado o representante da Embraer que reconheceu os materiais como pertencentes à empresa e avaliou o prejuízo em aproximadamente R$ 50 mil, correspondentes a cerca de 250 metros de fios de cobre.

Os autores foram conduzidos ao Plantão Policial Permanente, onde o delegado Valdir Rosa ratificou a voz de prisão e elaborou o boletim de ocorrência (BO) e os indivíduos (25, 35 e 44 anos de idade, respectivamente) acabaram indiciados em crime de furto qualificado (artigo 155 do Código Penal), permanecendo à disposição da justiça. Objetos furtados recuperados foram devolvidos ao representante da empresa e o veículo usado no furto apreendido.