Campanha tem coordenação das doutoras da Unesp, Roberta Lilian F. de Sousa (FMB) e Rosana Maria Barreto Colichi (IBB)
Durante o mês de outubro de 2025, caixas identificadas estarão distribuídas em pontos do IBB, no câmpus e também em locais da cidade, possibilitando a participação da comunidade
O Museu da Biodiversidade do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu, em parceria com a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e o Hospital das Clínicas da FMB (HCFMB), lançou a campanha “Olhar Solidário – com ciência, saúde e responsabilidade social”, em comemoração ao Dia da Visão (09/10).
A iniciativa consiste na arrecadação de óculos usados, que terão como destino o Serviço Social da Prefeitura de Botucatu e o Departamento de Oftalmologia da FMB/Unesp. Durante o mês de outubro de 2025, caixas identificadas com cartazes da campanha estarão distribuídas em pontos do IBB, no câmpus e também em locais da cidade, possibilitando a participação de toda a comunidade.
Além da coleta de óculos, a ação contará com uma importante atividade assistencial: no dia 11 de outubro de 2025, a equipe da Disciplina de Oftalmologia da FMB/Unesp, juntamente com o Projeto Saúde Ocular e com o apoio do HCFMB, realizará consultas oftalmológicas gratuitas no ambulatório de Oftalmologia do hospital. A expectativa é atender cerca de 250 pacientes da cidade, reforçando o compromisso da universidade e de seus parceiros com a saúde ocular e o cuidado à população.
A campanha é coordenada pela Dra. Rosana Maria Barreto Colichi (IBB/Unesp) e pela Dra. Roberta Lilian F. de Sousa, professora da FMB/Unesp.
Estudos mostram que quase metade da população brasileira necessita de correção visual, mas 63,5% dessas pessoas ainda não utilizam óculos. Estima-se que mais de 59 milhões de brasileiros tenham miopia, condição que afeta cerca de 25% da população. A exposição prolongada às telas de celulares e computadores agrava esse cenário: 90% das pessoas que passam mais de três horas por dia em frente às telas apresentam sintomas que prejudicam a saúde ocular.
Sem o uso de óculos, problemas comuns como miopia, hipermetropia e astigmatismo podem levar a queda da qualidade de vida, dificultando atividades cotidianas, estudo e trabalho. O alto custo de consultas e óculos ainda é um grande impeditivo para o tratamento adequado desses distúrbios, tornando iniciativas solidárias fundamentais.
“Os distúrbios visuais mais comuns, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, são facilmente corrigidos com o uso de óculos. No entanto, quase metade da população brasileira precisa de correção visual e mais de 63% dessas pessoas ainda não usam óculos. Esse dado é alarmante, principalmente quando sabemos que 90% das pessoas que passam muitas horas diante de telas apresentam sintomas que podem prejudicar a visão. Ao arrecadar e redistribuir óculos usados, buscamos oferecer uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida de quem não tem condições de arcar com esse custo. É um gesto solidário que tem impacto direto na saúde, no estudo, no trabalho e na autoestima de milhares de pessoas”, afirma Dra. Roberta.
Segundo a coordenadora da ação, Dra. Rosana Colichi, a iniciativa busca aproximar a universidade da comunidade, reforçando o compromisso do IBB/Unesp com a responsabilidade social e incentivando a solidariedade como forma de gerar impactos positivos na vida de quem mais precisa.
“Além da contribuição social, esta campanha tem caráter educativo. Ela mostra como a ciência, a saúde e a solidariedade podem caminhar juntas, despertando a atenção para a importância do cuidado com a visão. Queremos mobilizar estudantes, servidores e a população de Botucatu em torno dessa causa que valoriza a cidadania e melhora a qualidade de vida de quem mais precisa”, completa.
Para mais informações, a comunidade pode entrar em contato pelos telefones: (14) 3880-901 ou (14) 3880-0903.
Leandro Rocha – Vias Digitais