Egressa da Medicina Veterinária e Zootecnia é selecionada para Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Beatriz Martins dos Santos, formada no ano passado, é uma das quatro representantes paulistas entre os 63 selecionados de todo o país para seguir no programa de formação de novas lideranças

Beatriz Martins dos Santos, zootecnista formada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, está entre os selecionados para a etapa nacional da 6ª edição do Programa de Desenvolvimento de Lideranças CNA Jovem.

São quatro representantes paulistas entre os 63 selecionados de todo o país para seguir no programa de formação de novas lideranças do agro promovida pelo Sistema CNA/Senar.

O CNA Jovem é um programa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sistema CNA/Senar que visa desenvolver novas gerações de líderes no setor agropecuário, preparando jovens para assumir papéis de liderança, inovar e impulsionar o desenvolvimento do agro brasileiro.

O programa acontece em diversas etapas, incluindo encontros estaduais e uma fase nacional, onde os participantes aprimoram competências como autoconhecimento, comunicação e resolução de desafios do setor, culminando em uma rede de lideranças engajadas em soluções para o futuro do agro.

Na edição deste ano do Programa, 150 jovens paulistas se inscreveram, sendo que 20 foram selecionados para a etapa estadual. Todos tiveram excelente desempenho, mas o limite é de quatro participantes por estado para a etapa nacional do Programa. Beatriz, que hoje atua como responsável técnica da Fazenda Rossi e é produtora de queijos artesanais, está nesse grupo seleto.

Na etapa nacional haverá três encontros presenciais em Brasília, promovidos pelo Senar nos meses de outubro, novembro e dezembro. Os encontros presenciais fazem parte da trilha nacional, onde os jovens precisam comprovar a capacidade de serem reconhecidos nacionalmente como um líder capaz de contribuir efetivamente para o desenvolvimento do agro e do Sistema CNA/Senar.

Ao todo, 63 participantes de 26 estados e do Distrito Federal foram selecionados para a etapa nacional, sendo 40 mulheres (63,5%) e 23 homens (36,5%). A 6ª edição do CNA Jovem começou em janeiro de 2025 com mais de 3.700 participantes que passaram por diversas fases seletivas e informativas. Destes, 601 jovens foram classificados para as etapas de encontros estaduais. Os participantes selecionados nas etapas ao longo do Programa recebem certificados de formação por competências. Ao final, dez jovens destaques serão reconhecidos e premiados pelo Sistema CNA/Senar.

O professor Paulo Roberto de Lima Meirelles, orientador de Beatriz no seu estágio de quinto ano, comentou a conquista de sua ex-aluna. “Beatriz se formou no ano passado e hoje vem desenvolvendo um belo trabalho na queijaria da Fazenda Rossi. Eles já ganharam inclusive prêmios de qualidade de queijo. Ela está entre os quatro selecionados para representar o Estado de São Paulo nesse programa da CNA. É mais uma egressa da FMVZ que está despontando como uma liderança jovem no contexto da agropecuária nacional”.

Por – Sérgio Henrique Santa Rosa