Animal, possivelmente ferido por uma colheitadeira de cana, foi encaminhado à Unesp e passou por uma intervenção cirúrgica e se encontra em tratamento
Em meio a uma plantação de cana-de-açúcar na zona rural de Cerqueira Cesar, região de Botucatu, trabalhadores rurais encontraram um filhote de onça suçuarana, também conhecida como onça parda e puma, ferida e separado da mãe.
O animal, possivelmente ferido por uma colheitadeira de cana, foi encaminhado com fraturas ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas), na Unesp de Botucatu, e entregues a uma equipe médica veterinária, onde passou por uma intervenção cirúrgica e está em tratamento.
O Cempas cuida da saúde de animais selvagens, recebendo-os para tratamento e recuperação antes do retorno à natureza. Ele atende casos de animais apreendidos, vítimas de acidentes ou doados por órgãos competentes, e não realiza resgates diretos, sendo necessário contatar órgãos como a Guarda Civil Municipal ou a Polícia Militar Ambiental para os resgates.
Na região de Botucatu não são raros os casos de animais feridos, principalmente, por atropelamentos e queimadas. Já foram registrados acidentes com outras espécies, como: onça-pintada, lobo-guará, aves, cachorro do mato, javaporco, tamanduá, cobra e queixada (porco do mato). Os animais que sobrevivem são encaminhados Cempas, onde são cuidados para serem, posteriormente, devolvidos à natureza.