Bombeiro Claudenir Celestino que há muitos anos já participa deste esporte teve ao seu lado a sua filha Helena Celestino de 15 anos, que conquistou 8 medalhas nesta competição
Aconteceu na cidade de Fortaleza/CE a 24ª edição do Sobrasa Rescue entre os dias 15 a 18 de outubro de 2025. Promovido pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), o evento teve como objetivo estimular a prática de esportes aquáticos e fortalecer as atividades de salvamento aquático, fundamentais na prevenção de afogamentos em todo o Brasil.
Inspirado no Lifesaving World Championships (competição mundial de salvamento aquático) o Sobrasa Rescue, criado em 1996 no Brasil, consolidou-se ao longo dos anos como um espaço de aprendizado e troca de experiências, reunindo profissionais, estudantes e entusiastas do salvamento aquático.
O bombeiro botucatuense Claudenir Celestino que há muitos anos já participa deste esporte teve ao seu lado a sua filha Helena Celestino de 15 anos, que conquistou 8 medalhas nesta competição. Os atletas botucatuenses representaram a equipe do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que nesta edição, ficou na oitava colocação geral.
Helena treina natação na Associação Atlética Botucatuense (AAB) com o professor Miguel e foi adaptada para esta nova modalidade específica de esporte de salvamento. Este ano a grande novidade é que o evento acontece no ano em que a Sobrasa passa a ser reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro como Confederação Brasileira do Desporto Lifesaving. E com a crescente atividade no Brasil e no mundo, espera-se que até 2032 o esporte torne-se olímpico.
Ao longo dos anos, através da participação dos atletas nessa competição, o Brasil vem se destacando no cenário internacional das competições de salvamento aquático. Ano passado, durante o Lifesaving World Championships, realizado na Austrália, o Brasil conquistou 9 medalhas, sendo que, pela primeira houve a conquista de duas medalhas de ouro no revezamento, nas quais Claudenir Celestino estava na equipe vitoriosa.


