GCM de Botucatu, Pratânia e Areiópolis iniciam curso de capacitação para fortalecer segurança na região

O curso realizado pela Guarda civil de Botucatu tem como objetivo aprimorar o preparo técnico e humano dos agentes que atuam diretamente na proteção da população

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, deu início a um ciclo de formação voltado à qualificação dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). São 21 guardas civis em formação, sendo 6 de Botucatu, 10 de Pratânia e 5 de Areiópolis, que participarão de 1.000 horas/aula dentro da Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

A capacitação contempla conteúdos teóricos e práticos, com disciplinas fundamentais para o exercício da função, como direitos humanos, legislação, direção defensiva, patrulhamento comunitário, técnicas operacionais, condicionamento físico, defesa pessoal, redação oficial, Estatuto Geral das Guardas Civis Municipais, gerenciamento de crises, técnicas de instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO), uso diferenciado da força, primeiros socorros, fundamentos de gestão pública, ética e cidadania, entre outras.

O curso tem como objetivo aprimorar o preparo técnico e humano dos agentes que atuam diretamente na proteção da população e no apoio às forças de segurança da região. As atividades também incluem ações extracurriculares, voltadas ao desenvolvimento do trabalho em equipe e à atuação comunitária, reforçando o compromisso com o atendimento de qualidade e a valorização do serviço público.

A GCM expõe que “nos últimos anos, Botucatu tem intensificado os investimentos em segurança pública, com a modernização da frota de viaturas, ampliação do sistema de videomonitoramento e capacitação contínua e essas ações refletem o compromisso do Município com a proteção da vida, a manutenção da ordem e o fortalecimento das políticas públicas de segurança”.