HCFMB marca presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

Instituição foi representada pela Coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis Karina Pavão que que contemplou atividades práticas, apresentação de evidências científicas e integração com lideranças nacionais e internacionais

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) marcou presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), realizada em Belém (PA).

A instituição foi representada pela Coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis (NHS) do HCFMB, Karina Pavão. Sua participação contemplou atividades práticas, apresentação de evidências científicas e integração com lideranças nacionais e internacionais da área ambiental.

Arte, saúde e impacto climático

A roda de conversa “Arte, saúde e impacto climático”, realizada na Casa da Floresta, instalada na Ilha do Acará, em parceria com o Instituto Peabiru, promoveu a valorização da arte como experiência de expressão, considerando as múltiplas possibilidades de produzir vida e saúde.  A mediação online foi de Tarcila Lima da Costa, vice-diretora da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC/Unesp – Bauru), e contou com a participação da Diretora de Assistência do HCFMB, Silke Weber.

Presencialmente, Karina conduziu a atividade “Banho de Floresta”, proporcionando uma experiência sensorial e reflexiva, destacando a importância da conexão com a natureza para a promoção da saúde.

Na manhã de quinta-feira (13), a docente também participou do painel “Saúde, natureza e wellness: a efetividade da prática integrativa Banho de Natureza”, sediado na Casa da Biodiversidade e Clima e promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD).

Destaques em sustentabilidade hospitalar

A COP 30 também foi palco para a apresentação de iniciativas inovadoras do HCFMB, como o projeto “Eliminação do uso de óxido nitroso no ambiente hospitalar: benefícios ambientais e ocupacionais”, desenvolvido pelo Núcleo de Hospitais Sustentáveis e destacado no Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA) 2025.

A presença do HCFMB na COP 30 reafirma o papel da instituição como referência em saúde, ensino e responsabilidade socioambiental. Por meio de projetos inovadores e da participação ativa em debates globais, o HCFMB contribui para a construção de um futuro mais sustentável e saudável para toda a população.

Da Assessoria

Fotos – Divulgação