Dom Eduardo dos Santos, bispo de Ourinhos, saúda seu novo colega, monsenhor Celso Alexandre, eleito bispo auxiliar de São Paulo
Gesiel Júnior
Especial para A Tribuna de Botucatu
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciou na manhã desta quarta-feira, 26, que o Papa Leão XIV nomeou o padre Celso Alexandre como bispo auxiliar de São Paulo. Ele tem 62 anos, dos quais 26 de sacerdócio e é o pároco da Catedral de Ourinhos.
Em 1991, quando tinha 28 anos, começou sua jornada ao sacerdócio em Botucatu, quando matriculou-se no Seminário São José. Atualmente, também estava atuando como coordenador diocesano de pastoral.
“Como irmão chamado ao serviço do Evangelho e ao pastoreio do povo de Deus, acolhemo-lo fraternalmente no Colégio Episcopal e, de modo especial, em nosso Regional Sul 1, onde caminhará conosco na missão de animar a vida eclesial no Estado de São Paulo”, afirmaram em mensagem os bispos do Regional Sul 1 da CNBB.
Também dom Odilo Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo saudou o seu novo cooperador: “Que o Monsenhor Celso seja muito bem-vindo à Arquidiocese de São Paulo para ajudar a servir a Igreja nessa imensa Cidade”. Já está marcada a data de sua ordenação episcopal: será na Catedral de Ourinhos no dia 1º de fevereiro de 2026.
Perfil biográfico
Natural de Chavantes, onde nasceu no dia 2 de setembro de 1969, padre Celso é filho de Sebastião Alexandre e de Lúcia Gazeta Alexandre. Ele entrou no Seminário Arquidiocesano de São José, de Botucatu no ano de 1991, onde fez o propedêutico.
Prosseguiu seus estudos filosóficos no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Marília, entre 1992 e 1994. Formou-se no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, em 1998, e foi ordenado presbítero no dia 6 de fevereiro de 1999, na Diocese de Lins.
Ao longo de seu ministério, padre Celso desempenhou as seguintes funções nas dioceses de Lins e Ourinhos: pároco da Paróquia Santa Luzia, em Avanhandava (1999-2002); pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Penápolis; vigário paroquial da Paróquia São Pio X, em Ourinhos (2003); pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Chavantes, sua terra natal (2003-2014); pároco da Paróquia Catedral Senhor Bom Jesus, em Ourinhos (2014-2021); pároco da Paróquia São Sebastião, em Piraju (2021-2022); e, novamente, pároco da Catedral Senhor Bom Jesus, em Ourinhos (2022 – 2025).
Além do serviço paroquial, ele foi diretor espiritual do Seminário Maior Diocesano São José, Diocese de Ourinhos (2014 – 2018), (2022 – 2025) e coordenador diocesano de Pastoral (2015 a 2025). Atuava como membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores da Diocese de Ourinhos, tendo também exercido os ofícios de vigário forâneo, assessor para a Liturgia, assistente eclesiástico da Renovação Carismática Católica, do Movimento do Cursilhos de Cristandade e das Equipes de Nossa Senhora.
Padre Celso Alexandre tem 62 anos, dos quais 26 de sacerdócio e é o pároco da Catedral de Ourinhos

