Projeto busca honrar as raízes do circo tradicional e exaltar novos talentos, linguagens e práticas contemporâneas da arte, reafirmando a beleza e a magia da diversidade humana
O espetáculo da Companhia Beira da Serra, de Botucatu, venceu o Troféu Picadeiro 2025, escolhido pelo Júri Popular, na categoria Espetáculo Circense Adulto, obtendo 352 votos. Cerimônia de premiação será realizada dia 8 de dezembro de 2025, a partir das 20h, no Espaço Mundo do Circo, em São Paulo.
A escolha foi feita por uma curadoria técnica composta por profissionais especializados na linguagem circense e um júri popular por meio de votação online, entre 20 de outubro a 24 de novembro.
Feito pela e para a comunidade circense paulista especialmente artistas e técnicos que atuam nos bastidores dos espetáculos, o projeto retorna, não apenas para honrar as raízes do circo tradicional, mas também para exaltar novos talentos, linguagens e práticas contemporâneas da arte, reafirmando a beleza e a magia da diversidade humana.
“Primeiramente nossos aplausos de agradecimento ao público, que comparece e consuma a experiência que valida nosso ofício – no exercício afetivo e generoso do encontro – onde a nossa poesia se preenche de sentido”, colocou o dramaturgista Fernando Vasques.
“Dedicamos também às artistas de dentro e de fora da cena, equipe de comunicação, produção e gestão que compõe essa coletividade que atravessou desertos, vales e montanhas para a realização dessa obra”, acrescentou Mimi Tortorella, que integra o elenco.
Ficha técnica
Direção: Fernando Neves
Dramaturgistas: Fernando Vasques e Mimi Tortorella
Direção musical: Dael e Fernando Vasques
Colaboração musical: Fernando dos Santos
Elenco: Carolina Tieghi, Dael Vasques, Fernando Vasques, Guilherme Gasperini, Marina Lino, Mimi Tortorella, Murilo de Andrade, Regina Blanco, Osvaldo Gazotti e Willian Novak
Desenho de figurinos: Laura Françozo
Produção de figurinos: Naira Tardivo
Modelagem, corte e costura: Dani Tereza
Equipe Adereços de figurino: Marcela Donato
Iluminação: Osvaldo Gazotti
Cenotécnico e operador de luz: Gabriel Lino
Designer gráfico: Otávio Seraphim
Produção: Cia Beira Serra
Os vencedores de cada categoria
Acrobacias Aéreas
A Borboleta
359 votos
Magia
Cris, o Mágico
82 votos
Acrobacias de Solo
Mafê – Acrobacia de Solo e Ancestralidade
229 votos
Malabares
Malabarismo Ambiental
410 votos
Circo Tradicional Itinerante
Circo dos Sonhos
129 votos
Mestre de Cerimônia / Locutores
Ana Luiza Bellacosta – Mestre de Cerimônias
228 votos
Espetáculo Circense Adulto
Cia Beira Serra – Companhia
352 votos
Palhaçaria de Grupo
Zona de Conforto
217 votos
Espetáculo Circense Infantil
Aqua Circus
407 votos

