Aumento de 11 para 17 vereadores vagas na Câmara Municipal Botucatu gera repercussão na população

A justificativa de defensores da proposta é o crescimento populacional do município e seria esse critério permitido pela legislação para ajustes no número de parlamentares

A conversação nos bastidores da Câmara Municipal de Botucatu que prevê um aumento de 11 para 17 vagas causou repercussão negativa da esmagadora maioria da população.  O assunto foi debatido entre os legisladores e 8 deles teriam sidos favoráveis a essa proposta de aumento de cadeiras. Apenas 3 se posicionaram contrários ao possível  aumento: Mário Ielo (PDT), Abelardo da Costa Neto (REPUBLICANOS) e Carlos Trigo (MDB). A atual legislatura com 11 vereadores terminará em 31 de dezembro de 2028.

Essa possibilidade do aumento de cadeiras na Câmara foi confirmada quinta-feira (4) pelo presidente vereador Antonio Vaz de Almeida – Cula (MDB) em entrevista à Rádio Prever FM. Ele apontou esta articulação interna para que a Câmara volte a contar com 17 vereadores, número que vigorou até a legislatura de 2004.  Desde então o Legislativo botucatuense passou a ter 11 parlamentares. Para que a ampliação avance, é necessário a aprovação de um projeto de lei neste sentido.

Cula revelou nesta entrevista que os vereadores têm conversado bastante sobre este assunto. “Não aumentar, voltar ao que era, que era 17 (vagas). Nós mudamos o regimento, teríamos que mudar também, mas estamos conversando. Inclusive, hoje (quinta-feira) temos uma reunião também para discutir vários assuntos, a qual vamos discutir isso também”, disse o vereador.

A justificativa de defensores da proposta é o crescimento populacional do município. Esse é um critério permitido pela legislação para ajustes no número de parlamentares. “Eu acho que é uma empresa, e uma empresa quando está crescendo, ela precisa de estrutura. Mas, uma parte da população é mínima, acha que não precisa. E a reação também é mínima, porque as mínimas pessoas que vão achar ruim, elas passam para outra e outras acabam não entendendo e desgostando. E você explicando de verdade o que aconteceu, se tiver 17 vereadores que trabalham como eu, tenho certeza que a cidade vai manter o que está e vai crescer bonito, como tem que crescer”, disse o presidente do Legislativo em um trecho dessa entrevista.

Composição atual da Câmara de Botucatu

ABELARDO WANDERLINO DA COSTA NETO

Partido: REPUBLICANOS

E-mail: abelardo@camarabotucatu.sp.gov.br

ANTONIO CARLOS TRIGO

Partido: MDB

E-mail: carlostrigo@camarabotucatu.sp.gov.br

ANTONIO CARLOS VAZ DE ALMEIDACULA

Partido: MDB

E-mail: cula@camarabotucatu.sp.gov.br

ANTONIO MARIO DE PAULA FERREIRA IELO

Partido: PDT

E-mail: antoniomarioielo@gmail.com

ANTONIO VALMIR PEREIRA DOS REIS

Partido: PP

E-mail: antoniovalmirreis1969@gmail.com

ERIKA CRISTINA LIAO TIAGO

Partido: PSD

E-mail: erikadaligadobem@camarabotucatu.sp.gov.br

JOSÉ FERNANDES DE OLIVEIRA JÚNIOR

Partido: PSDB

E-mail: zefernandes@camarabotucatu.sp.gov.br

LUIZ AURÉLIO PAGANI

Partido: PSDB

E-mail: lelopagani@camarabotucatu.sp.gov.br

NUNO AUGUSTO PEREIRA GARCIA

Partido: PODEMOS

E-mail: nunogarciaadv@gmail.com

THIAGO ALVES PADOVAN

Partido: PSD

E-mail: thiagopadovan@camarabotucatu.sp.gov.br

WELINTON RODRIGO DE SOUZA

Partido: MDB

E-mail: welintom.rodrigo@hotmail.com