“Saidinha” temporária de fim de ano se inicia na próxima segunda-feira, diz 23, antevéspera de Natal e os presos deverão retornar na tarde do dia 3 de janeiro
Milhares de presos (e presas) espalhados por presídios de São Paulo serão liberados para a “saidinha” temporária de fim de ano na manhã da próxima segunda-feira, diz 23, antevéspera de Natal.
A quantidade de beneficiados, que vão permanecer em liberdade até a tarde do dia 3 de janeiro, representa uma redução de 41% em relação ao número de liberados no mesmo período do ano passado.
A diminuição é explicada pela lei que extinguiu a saída temporária, provocando redução gradual de beneficiados. Segundo o juiz da Vara de Execução Criminal, Evandro Pelarin, com o fim da saída temporária, apenas os detentos condenados antes da vigência da nova lei, aprovada pelo Congresso Nacional, estão sendo beneficiados.
Todos os detentos liberados apresentaram bom comportamento nos últimos meses no regime semiaberto, mas deverão seguir regras durante a “saidinha”, como não frequentar bares ou festas e permanecer em casa durante o período noturno.
Caso descumpram essas condições, podem ter o benefício cancelado, retornar à cadeia e ser excluídos das próximas saídas temporárias. Além disso, se cometerem algum delito, podem sofrer a regressão do regime semiaberto para o regime fechado.
A polícias Militar e Civil, além da Guarda Municipal, receberão lista dos beneficiados que indicaram residência na região e, nesse período, haverá monitoramento para verificar possíveis descumprimentos das medidas determinadas.