Em operação contra receptação no centro-oeste paulista, Polícia Civil apreende 39 celulares em Botucatu

Para realizar a operação foi efetuado buscas em estabelecimentos comerciais e imóveis identificados a partir de registros de ocorrência e levantamentos de inteligência policial

Durante a terceira fase da Operação “Big Mobile” da Polícia Civil contra a receptação de celulares em cidades do Centro Oeste Paulista foram apreendidos 45 aparelhos de telefones celulares, nesta segunda-feira (10). Os aparelhos foram encontrados em Tupã (6) e Botucatu (39),

Na totalidade desta fase da operação, os policias vistoriaram  73 estabelecimentos comerciais comércios na região, sendo 65 na área do Deinter-4, que abrange Bauru, Jaú, Marília, Ourinhos, Lins e Tupã, e 8 em Botucatu.

Para realizar a operação os policiais civis efetuaram buscas em estabelecimentos comerciais e imóveis identificados a partir de registros de ocorrência e levantamentos de inteligência policial.

A operação, que ocorreu simultaneamente em todo o estado de São Paulo, tem o objetivo de desarticular organizações criminosas envolvidas na receptação de dispositivos eletrônicos roubados ou furtados.

Os celulares apreendidos passarão por identificação via IMEI e serão devolvidos aos proprietários. No ano passado, a Polícia Civil recuperou mais de 39 mil celulares, dos quais quase 36 mil foram devolvidos aos donos.

Valer destacar que o código IMEI é o International Mobile Equipment Identity (ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português). É um código numérico único e global, presente em aparelhos que se conectam às redes celulares, como smartphones, tablets e modems 4G ou 5G. Serve como uma “impressão digital” dos celulares, e permite que as operadoras identifiquem os aparelhos conectados à sua rede de telefonia móvel.