Faculdade de Medicina de Botucatu, campus de Rubião Júnior, inaugura nova Central de Aulas

Unidade foi organizada para fazer frente a demanda crescente por salas de aula na FMB e atender aos currículos dos cursos de Medicina e Enfermagem, que trabalham com grupos pequenos e utilizam metodologias participativas

A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) realizou na tarde de terça-feira, 01, a inauguração da Central de Aulas II, localizada na Rua Prof. Dr. Mauro Rodrigues de Oliveira, ao lado da sede da Associação dos Servidores da Unesp (ASU), no campus de Rubião Júnior. O evento contou com a presença do vice-diretor Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção e de representantes da comunidade acadêmica.

O espaço, com cerca de 175 m², vinha sendo utilizado para guarda de materiais e passou por ampla reforma, executada pela Diretoria Técnica de Serviços. Foram realizadas pintura, revisão elétrica e do telhado, troca de forro, instalação de ar-condicionado, projetores, computadores e mobiliário, cabeamento para internet, troca de cortinas, câmeras e alarme para monitoramento e limpeza.

O local ganhou cinco salas de aula, sendo três com capacidade para atender 20 alunos e duas para 30 alunos. Todas estão equipadas com projetor, computador e ar-condicionado. A nova central foi organizada para fazer frente a demanda crescente por salas de aula na FMB e para atender aos currículos dos cursos de Medicina e Enfermagem, que trabalham com grupos pequenos e utilizam metodologias participativas.

A configuração das salas foi organizada pela Seção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (STAEPE), sob orientação do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), órgão de assessoramento na análise e discussões que envolvem o processo de ensino-aprendizagem e que acompanha as iniciativas de desenvolvimento das graduações em Medicina e Enfermagem.

A pedagoga Renata M. Z. Romanholi coordenadora do NAP, fala da importância da entrega do novo espaço. “A inauguração da Central de Aulas II impulsiona a infraestrutura da FMB, proporcionando espaços adequados para o trabalho em pequenos grupos e o desenvolvimento de metodologias participativas com excelência, conforme previsto nos projetos pedagógicos”, afirma.

Durante a inauguração o professor Pedro Lourenção relembrou que durante sua graduação no curso de Medicina, nos anos 2000, assistiu a muitas aulas naquele espaço, que depois permaneceu por longo tempo sem servir a atividades pedagógicas. Com a Central de Aulas I atuando a plena capacidade, a direção decidiu buscar recursos para promover uma reforma no prédio e ampliar a oferta de salas.

“No segundo semestre de 2022, tínhamos ainda um dos editais do programa Unesp Presente aberto. Através de uma parceria com os conselhos de curso de graduação em Medicina e Enfermagem, fizemos uma força tarefa, elaboramos um projeto e fomos contemplados com esses equipamentos que estão aqui, que incluem recursos audiovisuais, computadores, data show, ar-condicionado. Tudo conquistado por meio desse edital”, recordou.

Lourenção também mencionou a necessidade de encontrar espaços para acomodar os materiais que ocupavam as salas, de modo a permitir a execução da reforma e das adequações das necessárias. “Conseguimos acomodar as coisas que estavam aqui em outros espaços, sem que ninguém fosse prejudicado. Agradeço a todos que trabalharam aqui, por todo o empenho para que pudéssemos revitalizar esse espaço”.

O vice-diretor reforçou que a entrega da Central de Aulas II é a primeira ação do calendário de comemorações do aniversário da FMB, que no próximo dia 26 completará 62 anos. “Dentro das comemorações, estamos muito felizes por garantir mais um espaço de ensino pensado prioritariamente na graduação, mas que também atenderá a pós-graduação, a residência, as especializações, as defesas de teses, reuniões de alunos. Um espaço que ficou bastante adequado, amplo, arejado, com menos concreto e que poderá trazer sensação de bem-estar para todo mundo, com muito lugar para estacionar. Teremos o tempo todo aqui um servidor da STAEPE para apoiar quem estiver fazendo uso das salas. Queremos ver movimento aqui. É um momento especial devolver ao uso esse espaço que espero seja bastante útil para nossa faculdade”.

A utilização das salas da Central de Aulas II será através de agendamento pelo telefone/whatsweb (14) 3880-1470, com Paulinho ou Alessandra.

Por: Carlos Pessoa