Híbrido de orquídea homenageia os 60 Anos da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu

Professor Evandro Tambarussi, responsável pelo projeto, aponta que “que a flor representa elegância, beleza e resiliência, qualidades que refletem o legado e os valores da FCA”

Em homenagem aos 60 anos da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, comemorados neste mês de maio, foi registrado um híbrido exclusivo de orquídea, fruto do programa de melhoramento conduzido pelo professor Evandro Vagner Tambarussi, do Departamento de Produção Vegetal.

O projeto simboliza a união entre a ciência, a natureza e a história de uma das instituições de ensino e pesquisa mais respeitadas do país. O híbrido foi registrado na Royal Horticultural Society de Londres, autoridade Internacional de registro de cultivares para híbridos de orquídeas. Sua genealogia pode ser consultada no site da instituição inglesa, disponível em: https://orchidroots.com/display/summary/orchidaceae/101067635/

O híbrido, que agora leva o nome de Friedaara Faculdade de Ciencias Agronomicas, destaca-se pela sua beleza singular e características inovadoras. Suas flores apresentam uma combinação de cores e formas cuidadosamente selecionadas, resultado de cruzamentos planejados e de muita pesquisa. A tonalidade vibrante e a delicadeza das pétalas expressam a vitalidade e a força da instituição, que, ao longo de seis décadas, tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da agricultura e da sustentabilidade no Brasil.

“A escolha de uma orquídea como símbolo não foi por acaso, já que a flor representa elegância, beleza e resiliência, qualidades que refletem o legado e os valores da FCA”, comenta o professor Evandro Tambarussi, que, além de docente, é graduado pela FCA. “O novo híbrido não apenas celebra a história da Faculdade, mas também reforça o seu papel no futuro do ensino e da pesquisa agronômica”.

Da Assessoria