Evento especial na Fazenda Experimental  do Lageado comemora o Dia do Zootecnista

Encontro contou com a participação de vários alunos, divididos em funções como financeiro e patrocínio, marketing, decoração, buffet, produção e logística

Nesta quarta-feira, dia 14 de maio, no anfiteatro da Central de Aulas da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), na Fazenda Experimental Lageado, aconteceu a terceira edição do evento especial alusivo ao Dia do Zootecnista (comemorado em 13 de maio), que nesse ano teve como tema “Zootecnia: produção animal para alimentar um mundo em transformação”. O evento teve patrocínio de MKJ Agro, Naturegg, Certified Humane Brasil e Simental do Mamado.

A edição de 2025 foi dirigida pela professora Ibiara Correia de Lima Almeida Paz, coordenadora do curso de graduação em Zootecnia da FMVZ, com apoio do professor Rafael Silvio Bonilha Pinheiro, coordenador do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da FMVZ. A Comissão Organizadora do evento contou com a participação de vários alunos, divididos em funções como financeiro e patrocínio, marketing, decoração, buffet, produção e logística.

Além da professora Ibiara Paz, mesa de abertura do evento foi integrada pelos professores Mario de Beni Arrigoni, diretor da FMVZ; Alexandre Secorun Borges, vice-diretor da FMVZ; José Roberto Sartori, vice-coordenador do curso de graduação em Zootecnia e Cristiana Andrighetto, egressa da FMVZ, atualmente docente da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp, câmpus de Dracena e diretora da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ/SP), no estado de São Paulo.

Após a abertura, foi realizada uma palestra com a professora Eliana Curvelo, assessora pedagógica da FMVZ, com o tema “Importância da produção de alimentos e a beleza da profissão”.

Na sequência, um painel abriu espaço para apresentações das empresas juniores e grupos de estudo vinculados ao curso de Zootecnia da FMVZ. Participaram integrantes de: Grupo de Estudos de Nutrição de Animais Monogástricos (Genam), Conapec (Consultoria Agropecuária Júnior), Grupo de Estudos de Bovídeos (Gebov), Nutri – Empresa Jr. de Nutrição de Ruminantes, Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas em Suínos (Cepas), Centro de Pesquisas Tropicais em Bubalinos (CPTB), Grupo de Estudos de Caprinos e Ovinos (Geco), CEAP – Saúde e Produção Animal, Gempa (Grupo de Extensão em Manejo de Pastagens), Grupo de Estudos em Bovinos Leiteiros (Gebol) e Grupo de Pesquisa em Ciência Avícola.

No painel seguinte, intitulado “Zootecnista de Destaque”, docentes e servidores da FMVZ participaram de uma roda de conversa com profissionais renomados do setor produtivo, apresentando suas trajetórias ao estudantes e compartilhando experiências e dicas. Além dos servidores e docentes da Faculdade, participaram dessa atividade a professora Cristiana Andrighetto (Unesp e ABZ), Guilherme Trindade (Certified Humane Brasil), Geraldo Francisco (Biocamp), Mario Coelho Aguiar Neto (Simental do Mamado) Francisco Manoel Fernandes (Associação Paulista de Criadores de Ovinos) e o consultor Antonio Guerreiro.

O professor Arrigoni salientou a importância da realização do evento. “Agradeço à professora Ibiara e sua equipe por organizarem um evento tão significativo para nós. Aqui estão reunidos professores, grupos de estudo, empresas juniores, egressos, inclusive da primeira turma, e os alunos atuais de graduação e pós-graduação. Esse encontro permite que nós possamos celebrar a tradição da FMVZ na Zootecnia e divulgar a nossa profissão e sua importância no cenário do agronegócio, hoje com o desafio de produzir com equilíbrio e cuidado ambiental. É uma honra e uma alegria imensa participar e ver tantos zootecnistas reunidos para conversarmos sobre nossa profissão”.

Por: Sérgio Henrique Santa Rosa