Hemocentro e Farmácia do Hospital das Clínicas, da Unesp de Botucatu, recebem certificação do Selo Reciclo

Projeto foi instituído para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem

Celebrando o mês do meio ambiente, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) concedeu o Selo Reciclo para dois setores assistenciais de suma importância. O Hemocentro e a Farmácia foram contemplados com a certificação do projeto que visa estimular o descarte correto dos resíduos, especialmente o material reciclável.

O projeto Reciclo HC foi lançado há dois anos e implantado como piloto no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo). Para receber o Selo, os setores recebem treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores foi realizado pelo Núcleo de Higienização (NH), que realizou o controle do processo e pesagem dos materiais.

“Após cumprir todas as exigências, como participar das capacitações e passar por visita técnica dos Núcleos de Higienização e Núcleo de Hospitais Sustentáveis, verificando o descarte em cada lixeira, vistoriando se a segregação estava sendo feita corretamente, os setores receberam o Selo Reciclo”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis (NHS) do HCFMB.

Com o Selo, os colaboradores da Farmácia e Hemocentro receberam um copo retrátil, reutilizável e fácil de transportar. “Esse copo é ideal para o uso no trabalho, reuniões, plantões e eventos, substitui o uso de centenas de copos descartáveis por ano. É uma ação que busca não só conscientizar sobre a reciclagem de materiais, mas a redução na geração de resíduos na Instituição”, pontua Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o NH, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e NHS. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material, promovendo o cuidado com o meio ambiente.

Por: Vinícius dos Santos