“Assim na Casa como no Céu”, de Cissa Raphael; “O Coração Oculto do Museu” (reserva técnica); e “20 anos de arte”, de Alonso Feliciano são as três mostras gratuitas previstas
A partir da primeira semana de julho, a Pinacoteca Fórum das Artes renova suas exposições, trazendo ao espaço obras dos artistas locais Cissa Raphael e Alonso Feliciano, além da exibição de reservas técnicas do museu. Confira as novas mostras em destaque:
“Assim na Casa como no Céu”, de Cissa Raphael
A exposição apresenta um conjunto de pinturas marcadas por forte simbolismo, que exploram elementos como asas, cidades, mulheres e espiritualidade, propondo ao visitante uma reflexão sensível sobre a conexão entre o universo interior e o mundo ao redor.
Com uma proposta intimista e poética, ela celebra afetos, espaços sagrados e o reencontro com a própria essência, convidando o público a uma experiência artística acolhedora.
Período expositivo: 5 de julho a 28 de agosto.
“O Coração Oculto do Museu” (reserva técnica)
A iniciativa, que tem organização e curadoria da Equipe Educativa da própria Pinacoteca, propõe ao público um mergulho nos bastidores da museologia ao destacar um setor essencial e, muitas vezes, desconhecido: a reserva técnica.
Mais do que um espaço de armazenamento, a reserva é um ambiente especializado, projetado para garantir a preservação, a segurança e o estudo das obras que integram o acervo do museu, mas que não estão em exibição permanente. Trata-se de um repositório, onde objetos de valor histórico, artístico e cultural são mantidos com rigor técnico, à espera de oportunidades para dialogar com o público.
Nessas obras se destacam a importância do patrimônio cultural, o trabalho técnico que sustenta os museus e a riqueza que se encontra além das paredes expositivas.
Período expositivo: 4 de julho a 26 de outubro.
“20 anos de arte”, de Alonso Feliciano
Com curadoria de Lívia M. N. Conceição, a mostra reúne uma seleção de obras produzidas ao longo de duas décadas de trajetória artística. O acervo contempla diferentes vertentes da criação visual de Feliciano, incluindo charges, caricaturas, releituras, tirinhas e representações autorais de pessoas, personagens e cenários.
Trabalhadas com pintura digital, as obras revelam uma experimentação contínua que vai do realismo à abstração, passando por line art e pinceladas artísticas. O conjunto expressa a pluralidade e o olhar sensível do artista, que utiliza a arte não apenas como forma de expressão estética, mas também como instrumento de comunicação e reflexão.
Período expositivo: 5 de julho a 7 de setembro.
Serviço
Pinacoteca Fórum das Artes
Endereço: Rua General Telles, 1040 – Centro
Horário de visitação: quarta a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 11 às 17 horas
Entrada gratuita
Classificação livre