Botucatu promove evento dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher

Entre os temas em pauta, o funcionamento da Delegacia de Defesa da Mulher e a implementação do Protocolo de Violência Sexual (VVS) no Hospital das Clínicas, da Unesp

Nesta segunda-feira, 4 de agosto, a Prefeitura de Botucatu promoveu a abertura oficial do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher, realizado na Pinacoteca Fórum das Artes (localizada na Rua General Telles, 1040 – Centro), com entrada é gratuita e classificação livre.

O Agosto Lilás é um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres e, em 2025, ganha ainda mais força com a campanha “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, que reforça o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas.

A campanha tem como foco informar, proteger e convocar a sociedade à responsabilidade coletiva, com especial atenção às mulheres em situação de violência. Com linguagem acessível e abordagem educativa, a mobilização busca ampliar o conhecimento sobre os direitos garantidos pela legislação, os canais de denúncia e os serviços especializados de atendimento.

Na abertura, houve a presença de três palestrantes convidadas para discutir a atuação da rede de enfrentamento à violência doméstica no município, com destaque para a presença e a contribuição das mulheres em diferentes áreas profissionais.

Entre os temas em pauta, o funcionamento da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Botucatu e a implementação do Protocolo de Violência Sexual (VVS) no Hospital das Clínicas de Botucatu.

Além das palestras, o encontro contou com uma roda de conversa aberta ao público, promovendo o diálogo e a escuta ativa sobre os desafios enfrentados por muitas mulheres. Também foi apresentada a programação completa das ações do Agosto Lilás em Botucatu.

A ação é realizada pela Prefeitura Municipal de Botucatu, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a OAB Por Elas e o Centro de Referência da Mulher, além de contar com o apoio da Secretaria de Cultura para a cessão do espaço da Pinacoteca Fórum das Artes.