O animal foi encaminhado ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens para passar por atendimento veterinário especializado
Equipes do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda Civil Municipal de Botucatu foram acionadas via COI (Centro de Operações Integradas) para atender a uma ocorrência de resgate de um tamanduá-bandeira nas proximidades da Rodovia Alcides Soares, da Fazenda Lageado.
O tamanduá-bandeira, também conhecido como tamanduá-açu, é um mamífero nativo da América, facilmente reconhecido por sua pelagem e longa cauda, que lembra uma bandeira. Ele habita diversos biomas brasileiros, mas está ameaçado de extinção devido à perda de habitat, atropelamentos e outros fatores
A equipe do GPA constatou que o animal estava machucado e realizou o resgate com sucesso. O tamanduá foi imediatamente encaminhado ao CEMPAS (Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens) para atendimento veterinário especializado.
Após avaliação, os médicos constataram que, aparentemente o tamanduá foi atacado por outro animal. O animal foi sedado e permanece sob os cuidados da equipe técnica do CEMPAS, onde seguirá em tratamento.