Solenidade contou com a presença de membros de docentes e servidores técnico-administrativos da Unesp e também de autoridades do poder público botucatuense
Em solenidade realizada no dia 04 de dezembro, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Unesp, câmpus de Botucatu, os professores Mario de Beni Arrigoni, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), e Caio Antonio Carbonari, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) tomaram posse como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Grupo Administrativo do Câmpus (GAC) de Botucatu.
A solenidade contou com a presença de membros de docentes e servidores técnico-administrativos da Unesp e também de autoridades do poder público botucatuense. Os trabalhos foram presididos pelo professor Luiz Fernando Rolim de Almeida, assessor de Gabinete da Reitoria, representando o vice-reitor da Unesp, professor Cesar Martins.
Compuseram a mesa diretora, além dos empossados, os professores Carlos Magno Castelo Branco, diretor da Faculdade de Medicina e presidente cessante do GAC e Raquel Fantin Domeniconi, vice-diretora do Instituto de Biociências. Também integraram a mesa o verador Nuno Garcia e o vice-prefeito de Botucatu, André Spadaro.
A solenidade teve início com pronunciamentos do servidor Juliano Contin Ventrella, diretor da Divisão de Administração Geral do Câmpus e do professor Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, que fizeram um balanço da última gestão e agradeceram os colaboradores.
Após a leitura e a assinatura do Termo de Transmissão de Posse, o professor Caio Carbonari, novo vice-presidente do GAC fez seu pronunciamento, ressaltando a satisfação em contribuir nessa nova gestão. “Será um prazer contribuir como vice-presidente, com foco na continuidade e na consolidação dos projetos estratégicos que temos construído coletivamente. Não haverá descontinuidade. Ao contrário. A força da gestão do GAC, nos últimos anos, tem sido justamente a unidade entre as quatro unidades universitárias de Botucatu. Trabalhamos com projetos articulados, de curto, médio e longo prazo; com diálogo permanente; e com uma visão compartilhada de desenvolvimento”.
Em seu pronunciamento, o professor Mario de Beni Arrigoni fez diversos agradecimentos, especialmente à dedicação das equipes do GAC e da FMVZ, aos dirigentes das demais unidades da Unesp em Botucatu e ao professor Pasqual Barretti, ex-reitor da Unesp. E falou sobre seu comprometimento com a administração do câmpus. “Responder pela presidência do GAC nos convida a termos muita responsabilidade e dedicação para com os desafios do momento e também ao desafio de dar continuidade a uma história vivenciada pelos presidentes e vice-presidentes que nos antecederam. Em meus 46 anos de Unesp, completo 18 anos dedicados a colaborar com a gestão e de gerir as questões inerentes ao serviço público, notadamente em uma universidade pública dessa importância e grandeza”.
Uma vez mais reafirmando seu comprometimento e o do professor Carbonari com a gestão, o professor Arrigoni afirmou. “Hoje recebemos esse Termo de Posse e tentaremos retribuir com nosso compromisso em cuidar desse tesouro físico, que inclui áreas e prédios, mas principalmente o tesouro humano que temos aqui. Enfrentaremos novos desafios e cenários, que demandarão também muito bom senso para defender o bem coletivo. O amor que temos pelo nosso câmpus nos dá um bom alimento para conduzi-lo com muita seriedade e dedicação”
Após os demais integrantes da mesa diretora também cumprimentarem os empossados, a última fala do evento foi feita pelo professor Luiz Fernando Rolim de Almeida.
“Tenho certeza que os professores Mario Arrigoni e Caio Carbonari vão levar adiante o legado que professor Pasqual Barretti iniciou, unindo esse câmpus e trazendo para o GAC o diálogo, o planejamento e, acima de tudo, o comprometimento ético com os recursos públicos. Hoje é um momento de celebração porque os professores Mario e Caio nos trazem a perspectiva de manter um legado. Temos a convicção que o câmpus de Botucatu está em boas mãos”. O mandato da nova gestão do GAC vai até 31 de dezembro de 2026.
Por – Sérgio Henrique Santa Rosa


