Jovens da Fundação CASA de Botucatu confeccionam ecobags de tecido em oficina

Jovens atuam na definição dos moldes e das proporções das bolsas, relacionando essa prática manual com conteúdo do ensino formal, como conversão de medidas e multiplicação

Unindo criatividade, aprendizado e sustentabilidade, os adolescentes em medida socioeducativa na Fundação CASA de Botucatu estão participando de uma oficina de confecção de bolsas de supermercado em tecido, mais conhecidas como ‘ecobags’.

A atividade, que ocorre durante o período das férias escolares, teve início na última quarta-feira (07/01) e seguirá até 11 de fevereiro, das 10h às 12h. Projeto foi idealizado pela assistente social, Maria José Pimentel, e pela coordenadora pedagógica do CASA, Sandra Maria Mello Baena.

Nos encontros, todos os participantes percorrerão as etapas de criação desses utensílios, desde a concepção do modelo até a finalização do produto. A escolha das cores dos tecidos, a medição do molde, o corte e a costura também fazem parte desse roteiro.

Como explica a coordenadora pedagógica, Sandra Maria Mello Baena, a oficina teve um rápido engajamento dos adolescentes. “Desde o primeiro dia, os jovens gostaram, pois, atuaram ativamente na definição dos moldes e das proporções das bolsas, relacionando essa prática manual com conteúdo do ensino formal, como conversão de medidas e multiplicação” destacou.

A partir disso, os adolescentes foram desenvolvendo um modelo próprio. “Eles decidiram mudar o tamanho das alças, por exemplo, e perceberam a necessidade de criar um fundo reforçado para que a ecobag suportasse peso. Por fim, pensaram em algum tipo de personalização, e decidiram colocar um bolso frontal em tecido estampado e colorido”, explica.

As bolsas estão sendo confeccionadas em tecido cru e customizadas conforme a escolha de cada jovem. A maioria dos participantes já definiu para quem irá presentear o item, como mães, avós e outros familiares, o que aumenta o envolvimento emocional com o trabalho. “Eles amaram a proposta. É um processo de criação, construção e de ir até o final para concluir o produto”, destaca Sandra.

Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, além de estimular habilidades manuais e o trabalho em equipe, a oficina contribui para o desenvolvimento da autonomia dos adolescentes. “Ao mesmo tempo, a atividade trabalha a concentração, o senso de responsabilidade dos adolescentes e promove valores como sustentabilidade e reaproveitamento de materiais. Ao final do projeto, cada ecobag carregará não apenas um objeto útil, mas também o significado do esforço, do aprendizado e da dedicação de seus autores”, concluiu.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação CASA, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Da Assessoria