Hemocentro do HCFMB recebe 10 novos equipamentos de alta performance via programa do Ministério da Saúde

Investimento representa um avanço na modernização do serviço e sublinha o compromisso com o aprimoramento contínuo da política nacional de sangue e hemoderivados

O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) e o Hemonúcleo de Jaú receberam um total de 18 novos freezers de alta performance, um investimento estratégico do Ministério da Saúde, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Os equipamentos irão ampliar significativamente a capacidade de armazenamento de hemocomponentes, com foco no plasma fresco congelado, reforçando a segurança e a qualidade do serviço prestado à população.

O programa contemplou 10 freezers para a unidade de Botucatu e 8 para o Hemonúcleo de Jaú, que é vinculado ao Hemocentro do HCFMB. A capacidade técnica dos novos equipamentos, que atingem temperaturas de até -30°C, é essencial para a conservação adequada dos hemocomponentes, aumentando a eficiência na sua disponibilização para as redes de saúde.

“O plasma é um componente essencial do sangue e tem papel estratégico na produção de medicamentos hemoderivados, como fatores de coagulação, albumina, imunoglobulina, utilizados no tratamento de pessoas com hemofilia, imunodeficiências, cirrose hepática, entre outros”, explica o Diretor do Hemocentro do HCFMB, Cláudio Lucas Miranda.

O investimento, no valor total de R$ 802.793,09; representa um avanço importante na modernização do serviço e sublinha o compromisso do Hemocentro do HCFMB e do Ministério da Saúde com o aprimoramento contínuo da política nacional de sangue e hemoderivados, garantindo que pacientes de toda a região continuem a receber a melhor assistência. 

Por – Vivian Abilio