Encontro realizado na Associação dos Docentes da Unesp de Botucatu comemora o Dia do Zootecnista

Imagem padrão

Esta edição, com tema “Zootecnia alimentando o mundo com inovação e tecnologia”, teve a presença de alunos de graduação, pós-graduação, docentes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e profissionais

 

Nesta semana foi realizada na Associação dos Docentes da Unesp de Botucatu, a segunda edição de um evento alusivo ao Dia do Zootecnista, comemorado no dia 13 de maio. Esta edição, com tema “Zootecnia alimentando o mundo com inovação e tecnologia”, teve a presença de alunos de graduação, pós-graduação, docentes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e profissionais.

A abertura do evento foi feita pelo professor Mario de Beni Arrigoni, vice-diretor da FMVZ, que saudou os presentes. “Sempre digo que nossa profissão não tem limite. Aqui, podemos fazer uma amostragem das várias áreas onde temos pessoas atuando com destaque. Esse é um momento importante para a nossa profissão, para que possamos fazer um currículo dinâmico que possa garantir uma boa opção de trabalho para nossos alunos”.

O professor Arrigoni lembrou o pioneirismo dos gaúchos na Zootecnia brasileira e conclamou todos os presentes, representantes das mais diversas entidades, acadêmicas ou empresariais, a empreender ações para ajudar o Rio Grande do Sul frente aos gigantescos danos causados pelas atuais enchentes. “É um convite para fazermos nesse momento de tragédia, mais do que uma reflexão, uma ação para cuidarmos um pouco de quem cuidou de outras regiões por tanto tempo, produzindo alimentos e fazendo com que a Zootecnia crescesse e tomasse o porte que ela hoje tem”.

Após a fala do vice-diretor da FMVZ, aconteceu uma mesa redonda organizada pelo Grupo de Estudos de Nutrição em Animais Monogástricos (Genam) em que docentes da Faculdade relataram um pouco de suas trajetórias e comentaram importância da Zootecnia no mundo atual. Os depoimentos, ora bem humorados ora emocionados, tiveram o objetivo de apontar caminhos aos estudantes presentes e também atestaram a importância da profissão e o orgulho de quem a exerce.

“É muito importante falarmos sobre nossa profissão. É uma satisfação imensa estar aqui com zootecnistas renomados da área. É uma oportunidade muito boa de interagirmos e pensarmos um pouco a nossa profissão e os desafios atuais”, comentou o professor José Roberto Sartori. “Fico muito emocionado em falar da minha paixão por essa profissão. A Zootecnia me deu oportunidade de conhecer muitos lugares e pessoas diversas. Se eu puder deixar uma mensagem para vocês é: não tenham medo dos desafios. Vão sem medo para onde surgirem as oportunidades”, salientou o professor Paulo Meirelles.

Também deixaram seus depoimentos os professores Luiz Arthur Loyoloa Chardulo, Matheus Deniz, Rafael Sílvio Bonilha Pinheiro, Marcos Lívio Panhoza Tsé e Ibiara Correia de Lima Almeida Paz.

A segunda parte foi uma roda de conversa com profissionais de destaque na área da Zootecnia. Os convidados abordaram questões como o papel da Zootecnia na atualidade, a inserção do zootecnista no mercado de trabalho e também falaram sobre suas trajetórias profissionais. Deram seus depoimentos: Antonio Geraldo Silva (PeterSime Incubators & Hatcheries), André Camargo (Pé de Peixe), Antonio Guerreiro (Animal Tech Assessoria Ltda), Geraldo Francisco (BioCamp), Aruã Prudenciatt (Crop Labs), Adriana Figueiredo (Aleris Nutrition) e Flavio Longo (LATAM)

O evento teve ainda um almoço de confraternização e atividades culturais. A organização ficou a cargo da professora Ibiara e do Grupo de Pesquisa em Ciência Avícola

Por – Sérgio Henrique Santa Rosa​