Defesa Civil das cidades da região estão em alerta em razão do número acentuado de queimadas

Imagem padrão

Os incêndios florestais podem atingir grandes áreas de vegetação, com a capacidade de se alastrar rapidamente com a ajuda das rajadas de vento e a fumaça pode causar problemas ao sistema respiratório e cardiovascular

 

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil, cidades do interior paulista, estão em estado de alerta em razão do número acentuado de queimadas, devido à baixa umidade do ar e a onda de calor que atingiu todo o estado. Na região de Botucatu várias áreas rurais dos municípios estão registrando queimadas em grandes extensões de terra.

Os incêndios florestais podem atingir grandes áreas de vegetação, com a capacidade de se alastrar rapidamente com a ajuda das rajadas de vento. As queimadas e a fumaça podem causar problemas ao sistema respiratório e cardiovascular.

A recomendação é para que a pessoa ao avistar um foco de incêndio ou fumaça em grande intensidade, deixe o local imediatamente e abrigue-se e contate, imediatamente, o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (153).

 

Estado

Vale destacar que o problema também está atingindo dezenas de cidades do Estado de São Paulo e incêndios de grandes proporções foram registrados em vários pontos ao longo de quinta-feira (22) e sexta-feira (23), dias marcados por calor intenso, ventania e baixa umidade do ar. Um Gabinete de Crise de Emergências (CGE) foi criado pelo governo do Estado para adotar medidas por conta dos incêndios.

Na manhã deste sábado (24), o governador Tarcísio de Freitas realizou um sobrevoo nas áreas com maior incidência de incêndios no interior do Estado. Conforme o monitoramento do CGE, atualmente, 34 cidades estão em alerta máximo para queimadas e 24 delas enfrentam focos ativos de incêndio.

A situação também está fazendo com que rodovias fiquem interditadas. Há casos de interdições totais e parciais. O governo pede que motoristas redobrem a atenção em todas as rodovias e frisa: “A principal recomendação é evitar atravessar áreas com cortinas de fumaça e fogo”. Caso não haja essa possibilidade, a indicação é que o motorista reduza a velocidade, mantenha os faróis baixos acesos e uma distância segura do veículo à frente.