Doação de órgãos e Outubro Rosa foram temas do Calendário da Saúde no Hospital das Clínicas

Câncer de mama e de colo do útero são frequentes entre as mulheres brasileiras e a campanha mobiliza anualmente a sociedade para reafirmar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) realizou, durante o mês de outubro, diversas atividades que integram a iniciativa Calendário da Saúde, que visa propagar informações sobre assuntos referentes à Saúde e à qualidade de vida.

No dia 3, o Ambulatório de Transplantes recebeu uma palestra sobre a importância da doação de órgãos, conduzida por Thalita Luiza Madoglio, enfermeira do Núcleo de Procura de Órgãos e Tecidos do HCFMB.

Com o intuito de valorizar o autocuidado e o diagnóstico precoce do câncer nas mulheres, a ginecologista e mastologista do HCFMB Denia Reis de Paula Oliveira realizou duas palestras nos dias 17 e 23, respectivamente, no Ambulatório Mion e no 3º andar do Ambulatório de Especialidades.

Após a realização de todas as atividades, os pacientes e acompanhantes presentes nos Ambulatórios puderam esclarecer as suas dúvidas com as especialistas.

Sobre o Calendário da Saúde

A Gerência de Enfermagem do HCFMB, representada pela Gerência do Núcleo de Ambulatórios e com o apoio da Diretoria de Assistência, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing (GCIM), Gerência de Relações Institucionais e Equipe Multiprofissional realizam o Calendário da Saúde, com o objetivo de conscientizar, durante todo o ano, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e disseminar informações relevantes sobre os diferentes problemas de saúde.

A iniciativa permite que a equipe multiprofissional transmita informações de diversos assuntos, por meio de vídeos ou presencialmente, aos pacientes atendidos no Ambulatório de Especialidades do HCFMB e a seus acompanhantes.

Atividades marcam campanha Outubro Rosa no HCFMB

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que os cânceres de mama e de colo do útero são alguns dos tipos mais frequentes entre as mulheres brasileiras. Por conta disso, a campanha Outubro Rosa mobiliza anualmente a sociedade para reafirmar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Nos dias 4 e 25 de outubro, as alunas Lais Sue (4º ano de Medicina) e Vanessa Moraes (3º ano de Enfermagem), do projeto de extensão “Ações Socioculturais do Combate ao Câncer de Mama na cidade de Botucatu”, da FMB | Unesp, realizaram palestras de conscientização no Ambulatório de Especialidades.