Policial de Botucatu compete no maior evento esportivo de Salvamento Aquático da América Latina

Evento realizado na cidade de João Pessoa, na Paraíba contou com representantes de 17 delegações de estados brasileiros, além das três Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica

O policial militar reformado do Corpo de Bombeiros de Botucatu, Claudenir Celestino de Jesus, integrou a equipe de São Paulo para competir na 23ª edição do Campeonato da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA RESCUE 2024, considerado um dos eventos mais importantes do calendário nacional de salvamento aquático e prevenção de afogamentos. Nas modalidades em que competiu, Celestino teve papel de destaque. Foram duas medalhas de ouro, seis de prata, além de duas medalhas de Mérito de Salvamento Aquático.

Evento realizado entre os dias 07 e 09 de novembro, na cidade de João Pessoa, na Paraíba, reuniu cerca de 500 atletas, representando delegações de 17 estados brasileiros, além das três Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – e uma equipe da Argentina, marcou um momento significativo para o intercâmbio de conhecimentos e aprimoramento de práticas em todo o país.

Realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), e promovido pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), o SOBRASA RESCUE 2024 destacou-se por proporcionar uma plataforma para a troca de experiências e fortalecimento de técnicas que podem fazer a diferença na proteção e segurança de banhistas. Especialistas, profissionais de resgate, militares e civis tiveram a oportunidade de participar de competições, workshops e palestras focadas em inovações e protocolos de salvamento.

“Realizar esse evento no início do verão é uma estratégia não apenas de chamar a atenção para o tema afogamento, mas também de preparar as equipes de todo país. A presença de delegações de Norte a Sul do Brasil reforçou a importância da cooperação e da disseminação de boas práticas entre os guarda-vidas, que agora retornam aos seus estados mais preparados para atender à população. A participação internacional das duas delegações argentinas também trouxe um valioso componente de intercâmbio cultural e técnico”, ressalta o Coronel Fábio Braga, presidente da SOBRASA.

O SOBRASA RESCUE 2024 consolidou-se como um catalisador para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes e integradas. Iniciativas como essa são fundamentais para a redução de incidentes e para a capacitação dos profissionais que, diariamente, se dedicam a salvar vidas. A troca de experiências e o aprendizado coletivo reafirmam o compromisso de todos os envolvidos em tornar as águas brasileiras mais seguras para todos.

Com Assessoria