A operação conjunta entre policiais de Itatinga e Jardinópolis culminou com a identificação de todos os envolvidos no caso e a recuperação do automóvel
A Polícia Civil de Itatinga, através do seu Grupo de Investigações em Área Rural – GIAR II, desencadeou na madrugada de quinta-feira 28/11/2024 a Operação Roleta, cuja finalidade era, localizar e apreender um veículo VW Saveiro, adquirido de uma revenda de veículos do município de Itatinga com o uso de cheques sustados pelo comprador, após a retirada do veículo, causando um prejuízo estimado em R$ 70 mil ao garagista.
Após o registro da ocorrência, os policiais civis do Setor de Investigações Gerais – SIG, de Itatinga, passaram a investigar o caso, logrando êxito na identificação do comprador e outros três homens, que haviam receptado o veículo VW Saveiro, todos residentes no município de Jardinópolis-SP.
Encerrados os trabalhos investigativos, a autoridade policial titular do município de Itatinga, delegado Antenor de Jesus Zeque, destacou para a missão, a equipe Giar II, composta por três policiais civis especialmente treinados para atuar em ações de alto risco, principalmente em áreas rurais, fazendo frente à criminalidade organizada, na área de atuação da Delegacia Seccional de Polícia de Botucatu.
Conforme determinado pela autoridade policial, a equipe do Giar II, deslocou-se para o município de Jardinópolis e após agrupar-se e trocar informações com a equipe de policiais civis do Setor de Investigações Gerais de Jardinópolis, partiram para os endereços dos alvos, logrando êxito na recuperação do veículo VW Saveiro, bem como na localização e condução de todos os envolvidos na receptação de veículo, para a Delegacia de Polícia local, visando o melhor esclarecimento dos fatos.
No transcorrer das oitivas, restou comprovado que o homem que comprou o veículo no município de Itatinga e sustou os cheques em seguida, vendeu o carro a um vizinho, que por sua vez, repassou o veículo para uma segunda pessoa, que após curto espaço de tempo, repassou o veículo para um terceira pessoa, visando dificultar a sua recuperação.
Além do inquérito policial instaurado na Delegacia de Polícia de Itatinga, que apura a eventual prática do crime de estelionato, previsto no artigo 171 “caput” do Código Penal, pelo primeiro comprador do veículo.
Outro inquérito policial, foi instaurado pela autoridade policial de Jardinópolis, visando a apuração das condutas dos outros três homens identificados pela Polícia Civil, pelas mãos dos quais, o veículo VW Saveiro passou, podendo inclusive, resultar no indiciamento de todos, pela prática do crime de receptação, previsto no artigo 180 “caput” do Código Penal. A operação culminou com a identificação de todos os envolvidos no caso e a recuperação do veículo.