Antes do descerramento da placa, o professor contou sobre algumas de suas principais realizações, especialmente em períodos em que esteve na direção da Faculdade e agradeceu pela homenagem
Em cerimônia realizada na manhã de 06/12, o anfiteatro da área de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, foi batizado com o nome do professor Frederico Ozanam Papa.
No descerramento da placa estiverem presentes os professores Cezinande de Meira (diretor da FMVZ), Alexandre Secorun Borges (supervisor do Hospital Veterinário e vice-diretor eleito da FMVZ), Maria Denise Lopes e Sony Dimas Bicudo (Professores Eméritos da FMVZ), Luiz Henrique de Araújo Machado (chefe do Departamento de Clinica Veterinária) e Sheila Canevese Rahal (vice-chefe do Departamento de Cirurgia Veterinária e Reprodução Animal). Também marcaram presença outros professores da ativa e aposentados, além de servidores técnico-administrativos, alunos e familiares do professor Papa.
A cerimônia foi conduzida pela professora Sheila, que fez um resumo da trajetória profissional do professor Papa. Na sequencia, vários colegas do professor fizeram uso da palavra para saudar sua grande contribuição como docente, pesquisador e gestor da Faculdade e da área de Reprodução.
“Nós, da área de Reprodução, sabemos o que o professor Papa representa para a Faculdade e para o nosso Departamento. Os vários alunos que ele formou estão distribuídos pelo país e no exterior. A contribuição que ele deu para a formação das pessoas, o carinho que sempre teve com seus alunos, é algo que tem uma importância impossível de avaliar. Por isso estamos todos aqui prestigiando essa homenagem tão merecida”, disse o Professor Emérito Sony Dimas Bicudo. “A grande contribuição que o professor Papa deu para essa escola aconteceu, acontece e tenho certeza que vai continuar acontecendo por muito tempo. O Departamento de Clínica Veterinária é grato por tudo que ele fez e ainda fará pela FMVZ”, comentou o professor Luiz Henrique.
A Professora Emérita Maria Denise Lopes declarou “Estou muito feliz nesse momento. Sou uma pessoa que sempre foi muito auxiliada e apoiada pelo Papa. Ele é uma pessoa que você pode contar sempre, com lealdade e conduta exemplares. Foi uma pessoa muito importante na minha vida profissional. O Papa merece essa homenagem e muito mais”. O professor Alexandre Borges também fez uso da palavra. “O trabalho do professor Papa inspira e serve de exemplo para toda a FMVZ. A credibilidade que ele tem no Brasil e no exterior traz um respeito para a nossa instituição que todos nós acabamos usufruindo. Em nome do Hospital Veterinário eu agradeço o professor por seu grande trabalho”.
O professor Meira lembrou várias conquistas proporcionadas pelo professor Papa em termos de pesquisa e infraestrutura. E ressaltou: “Todas essas ações do Papa foram muito importantes para a Faculdade. Agradeço muito pelo trabalho conjunto e pela convivência. Fico muito feliz por ter atuado por 36 anos com o professor Papa e a equipe do Departamento. Parabéns ao professor por sua contribuição como docente, como gestor, como pesquisador. Ele auxiliou muito a tornar a nossa escola uma referência em todo o país”.
Antes do descerramento da placa, o professor contou sobre algumas de suas principais realizações, especialmente em períodos em que esteve na direção da Faculdade e agradeceu pela homenagem. “Construímos algumas coisas nessa Faculdade como professor e como diretor. Eu agradeço muito essa homenagem, agradeço a todos vocês aqui presentes”.
Trajetória
Graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB) em 1976, instituição que daria origem à FMVZ, Frederico Ozanam Papa fez seu doutorado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover- Alemanha-Tierätzliche Hochschule Hannover – em 1982.
É Professor Titular da FMVZ/Unesp desde 1994. Pesquisador e Assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, tem atuação destacada na área de Ginecologia e Andrologia Equina, com ênfase nos temas fisiopatologia, biotecnologia de sêmen e embrião. Foi diretor do Hospital Veterinário da FMVZ/Unesp de 1985 a 1988, vice-diretor da FMVZ de 1989 a 1992 e diretor de 1993 a 1996.
Por – Sérgio Henrique Santa Rosa
