Sessão solene da congregação marca 50 anos da VII Turma da Faculdade de Medicina de Botucatu
07/05/2024
Sessão solene da congregação marca 50 anos da VII Turma da Faculdade de Medicina de Botucatu

Jovens que em 1974 colaram grau quando a faculdade tinha pouco mais de dez anos de existência, hoje são médicos e médicas com trajetórias profissionais distintas, mas que compartilham do mesmo sentimento de respeito e gratidão à escola que os preparou para a vida

 

Sessão solene da congregação da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) marcou a comemoração aos 50 anos de graduação da VII Turma do curso de Medicina da antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB). O evento também marcou o 61º aniversário do início das atividades acadêmicas da FMB.

 Os jovens que em 1974 colaram grau quando a faculdade tinha pouco mais de dez anos de existência, hoje são médicos e médicas com trajetórias profissionais distintas, mas que compartilham do mesmo sentimento de respeito e gratidão à escola que os preparou para a vida. O reencontro para celebrar o Jubileu de Ouro de graduação foi a oportunidade de revisitarem um período importante da história de cada um.

 A sessão solene presidida pelo Professor Titular Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) contou com as presenças de membros da congregação e professores eméritos. A mesa dos trabalhos reuniu o vice-diretor da FMB, Professor Associado Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção; o chefe de gabinete do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Dr. João Henrique Castro; o diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Prof. Dr. Antonio Rugolo Júnior e o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Prof. Titular Cezinande de Meira.

 O escolhido para ser o orador em nome da VII Turma foi o Dr. José Getulio Martins Segalla. Em seguida, a Dra. Floriscena Janini Ferreira prestou homenagem aos colegas de turma e professores já falecidos. O professor emérito Francisco Humberto de Abreu Maffei usou a palavra como professor homenageado. O Professor Titular José Carlos Peraçoli, aluno da VII Turma, fez a leitura de uma carta escrita pela patronesse Professora Emérita Dinah Borges de Almeida, que não pôde estar presente à sessão. Os médicos e médicas foram condecorados com uma medalha e certificado alusivos à data.

 Em seu discurso, o Professor Carlos Fortaleza enfatizou a contribuição que os egressos da VII Turma deram para que a FMB se transformasse em uma das principais escolas médicas do país. “Há muitos motivos para alegria hoje. Aqueles que se formaram médicos há cinquenta anos já deixaram sua pegada e suas impressões digitais na história da medicina brasileira. Para nós é um motivo de orgulho ver, nessas fileiras, os professores Peraçoli, Catâneo, Matsubara e Franco. De maneiras diversas, mas com igual entusiasmo, cada um destes colaborou de forma intensa para que a Faculdade de Medicina de Botucatu chegasse aos sessenta e um anos com essa singular característica de humanidade e excelência técnica”, pontuou.

Segundo o diretor, a FMB tem se modificado, respondendo aos anseios da sociedade que a mantém. “É hoje um espaço de respeito à diversidade, mais inclusivo e acessível. Contribui ativamente para as políticas públicas do Brasil e para o conhecimento científico universal. Muito disso se deve aos senhores. Assim como alegria – algo que aprendi há pouco tempo - é o tijolo da felicidade, cada ato de entrega ética constrói o edifício da medicina. Isso os senhores sabem, nesse âmbito são exímios construtores. Como diretor da FMB, eu os saúdo pelo jubileu. Eu os agradeço pelos exemplos de retidão, ética, compromisso”.

Ao fazer uso da palavra, o Professor Pedro Lourenção afirmou ser uma honra e uma alegria imensa participar da cerimônia de comemoração de 61 anos da faculdade e do Jubileu de Ouro da VII Turma de Medicina. Ao se dirigir aos egressos agradeceu pela contribuição que deram para a construção da história de sucesso da FCMBB e depois da FMB. “Vocês vivenciaram o início desta instituição, em um momento histórico de nosso país extremamente difícil e desafiador, e contribuíram muito para que a recém-criada Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas pudesse permanecer, se estabelecer e se desenvolver na então longínqua e pequena Botucatu. Vocês enfrentaram e venceram este grande desafio”.

E completou: “Além disso, cabe também parabenizá-los pela atuação das senhoras e senhores ao longo destas cinco décadas como médicos e médicas que contribuíram em muito para a saúde da população brasileira, vivenciando as diferentes realidades regionais e desafios históricos da saúde, muitos também contribuindo para a pesquisa científica e para a formação de novos médicos”.

A programação do Jubileu de Ouro da VII Turma da FCMBB ainda incluiu um jantar festivo, plantio de árvore e visitas ao Centro de Memória e à sede administrativa da FMB, além da celebração de uma missa na Igreja de Santo Antonio, em Rubião Júnior.

Por: Carlos Pessoa - Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI/FMB


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.