Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, recebe estudantes dos EUA
17/05/2024
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, recebe estudantes dos EUA

Os visitantes passarão alguns dias no Brasil realizando uma série de atividades com o objetivo de ter uma visão geral sobre a agricultura e os sistemas agrícolas brasileiros

 

Em solenidade realizada no Auditório Professor Paulo Rodolfo Leopoldo, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu uma delegação de estudantes da Oklahoma State University, dos Estados Unidos.

Os visitantes passarão alguns dias no Brasil realizando uma série de atividades com o objetivo de ter uma visão geral sobre a agricultura e os sistemas agrícolas brasileiros. A visita acontece como parte de um acordo de cooperação entre Unesp e a instituição norte-americana.

Em Botucatu, as atividades serão na Fazenda Experimental Lageado e acontecerão nos laboratórios, salas de aula e lavouras da FCA e também na sede do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP). Também estão programadas atividades na cidade de Holambra, incluindo visitas a campos de produção e a uma unidade de beneficiamento de sementes. Além disso, os visitantes norte-americanos terão a oportunidade de conhecer belas paisagens, cachoeiras e a culinária brasileira.

De maneira geral, as atividades do evento vão abordar temas como manejo integrado de pragas; plantio mecanizado; criação em massa de insetos de laboratório, parasitoides, cultura e culinária brasileira, beneficiamento de sementes, amostragem de insetos em campo e aprendizagem de diferentes culturas. A coordenação do evento está a cargo da professora Regiane Cristina de Oliveira, fundadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Manejo Integrado de Pragas na Agricultura (Agrimip) da FCA, que também coordena o convênio.

Na solenidade de abertura, a professora Regiane foi a primeira a dar as boas vindas à delegação da Oklahoma State University. “Esse é um convênio que foi instituído há alguns anos por iniciativa do professor Ciro Antonio Rosolem e ao qual seguimos dando continuidade. Por isso, o dia de hoje é de celebração dessa parceria entre as universidades”.

A professora Renate Krause Sakate, chefe do Departamento de Proteção Vegetal da FCA também saudou os visitantes. "Nossa comunidade está muito feliz e honrada em recebê-los. Nossas escolas têm uma forte conexão. A visita de vocês foi cuidadosamente organizada pela professora Regiane e sua equipe, que prepararam uma programação que permitirá que vocês aprendam bastante sobre nossa agricultura e nossa cultura, de maneira geral. Nessa oportunidade, também agradeço a Oklahoma State University por todas as oportunidades oferecidas aos nossos alunos ao longo desses anos”.

O professor Caio Antonio Carbonari, vice-diretor da FCA, também fez uso da palavra na solenidade de recepção. “Quero expressar minha gratidão à Oklahoma State University pela duradoura e frutífera colaboração que se mantém por aproximadamente 15 anos. Nesse período tivemos o intercâmbio de nossos alunos e professores, resultando em importantes conquistas e resultados. Desejo que vocês tenham um período gratificante em nossa universidade, na nossa cidade. Estamos muito felizes com sua presença aqui”.

Após as mensagens de boas vindas, a programação técnica da visita teve início, com uma palestra do professor Ciro Antonio Rosolem sobre a agricultura brasileira. A primeira manhã de atividades continuou com diversas apresentações de grupos de estudo e pesquisa atuantes na FCA. A delegação da Oklahoma State University tem atividades programadas no Brasil até o dia 25 de maio

Assessoria de Imprensa


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.