Botucatu está entre as cidades que arrecadaram mais de 120 mil litros de óleo de cozinha usado
17/05/2024
Botucatu está entre as cidades que arrecadaram mais de 120 mil litros de óleo de cozinha usado

Programa envolve empresas de 19 cidades objetivando mudar a relação da população com o resíduo, que, ao ser descartado corretamente, contribui com a preservação da água, do solo e do ar

 

O Dia Internacional da Reciclagem é comemorado nesta sexta-feira (17) e a data traz uma reflexão sobre a necessidade de reduzir, reaproveitar e reciclar resíduos para diminuir os impactos negativos dos materiais no meio ambiente.

Plástico, papel, papelão, vidro e metais são materiais valiosos, que não devem ser descartados de qualquer forma. Separá-los já se tornou um hábito de muitas famílias, porém, o descarte correto do óleo de cozinha usado ainda não é uma prática comum nos lares brasileiros.

Para facilitar a prática, em agosto de 2021 foi criado o programa Óleo do Bem, envolvendo várias empresas, objetivando mudar a relação da população com o resíduo, que, ao ser descartado corretamente, contribui com a preservação da água, do solo e do ar.

Botucatu aderiu a esta campanha juntamente com outras 18 cidades que contam com pontos de coleta. São elas: Alambari, Araçatuba, Assis, Campo Limpo Paulista, Fernandópolis, Itapetininga, Itapeva, Itatiba, Itupeva, Lins, Mirassol, São José do Rio Preto, São Roque, Tupã, Sarapuí, Votorantim e Votuporanga.

Em Botucatu, 14ª cidade do interior do Estado de São Paulo a receber o Óleo do Bem, o projeto tem parceria da Sabesp com apoio do Governo do Estado de São Paulo, CETESP, 34 escolas municipais, Prefeitura Municipal e promoção da TV TEM e do Portal temmais.com

 

Entrega do óleo

Participar da iniciativa é fácil. Confira o passo a passo:

  • Deixe o óleo esfriar;
  • Guarde em uma garrafa pet;
  • Quando completar a garrafa, leve até um ponto de coleta.

 

Óleo vira sabão

Para incentivar a prática correta, o programa oferece aos moradores uma troca: um litro de óleo por uma barra de sabão ecológico. Para isso, o resíduo coletado é levado a uma fábrica onde são produzidas as barras do sabão que são entregues aos moradores nos pontos de coleta.

O sabão ecológico pode ser usado na limpeza doméstica e na lavagem de roupas, calçados e outros itens.  Um litro de óleo de cozinha pode ser trocado por uma barra de sabão ecológico, produzido pelo programa Óleo do Bem.

 

O que não se deve fazer

  • Descartar o óleo usado no ralo da pia da cozinha, do banheiro ou no vaso sanitário;
  • Jogar água quente e detergente sobre a gordura que sobrou na panela e despejar no ralo da pia;
  • Descartar o óleo direto no solo ou lixo.

CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.