Equipe da Defesa Civil de Botucatu retorna após prestar ajuda às famílias do Rio Grande do Sul
19/05/2024
Equipe da Defesa Civil de Botucatu retorna após prestar ajuda às famílias do Rio Grande do Sul

Boletim deste sábado (18) aponta que o Rio Grande do Sul está com alerta para mais inundações e deslizamentos de terra nas próximas horas, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

 

A Defesa Civil de Botucatu, com o coordenador Lucas Trombaco, tenente Celestino e sargento  Dilson (da reserva da Polícia Militar/Corpo de Bombeiros) e o servidor municipal Fernando estiveram atuando nos últimos dez dias ininterruptos no resgate às vítimas das enchentes causadas pelas chuvas intensas no Rio Grande do Sul. Equipe botucatuense trabalhou na Cidade de São Leopoldo, uma das mais dastigadas pelas cgucas. Barcos percorrem as ruas alagadas, em busca das pessoas e seus animais e distribuindo mantimentos. Depois de resgatados, todos foram levados para locais secos e seguros.

As fortes chuvas que castigam os gaúchos desde o fim de abril causaram estragos que ainda não foram calculados. As inundações afetaram mais de 460 cidades, o que corresponde a mais de 90% dos municípios gaúchos, com mais de 2 milhões de pessoas impactadas pelo evento climático extremo.

Boletim deste sábado (18) apontam que o Rio Grande do Sul está com alerta para mais inundações e deslizamentos de terra nas próximas horas, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A previsão é de permanência do acúmulo de água no Centro-Oriental, Sudeste Rio-Grandense e Metropolitana da capital Porto Alegre, devido à grande quantidade de chuva das últimas semanas.

Vale destacar que a população de Botucatu, numa campanha que teve iniciativa da Prefeitura de Botucatu, Transportadora Phenix e Rádio Municipalista arrecadou 22 carretas de doações para às vítimas das chuvas e os produtos estão sendo entregues em pontos espalhados no Rio Grande do Sul. São 22 carretas com donativos, 8 de água, 3 de alimentos não perecíveis, 4 de produtos de limpeza, 1 de ração, além de roupas e colchões.

 

Números atualizados pela Defesa Civil do RS

Municípios afetados: 461

Pessoas em abrigos: 77.202

Desalojados: 540.188

Afetados: 2.304.433

Feridos: 806

Desaparecidos: 94

Óbitos confirmados: 155

Óbitos em investigação*: 0

Pessoas resgatadas: 82.666

Animais resgatados: 12.215

Efetivo: 27.716

Viaturas: 4.061

Aeronaves: 21

Embarcações: 302


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.