Encontro de ex-alunos celebram amizade e a história da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu
27/05/2024
Encontro de ex-alunos celebram amizade e a história da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu

Foram homenageadas a turma de Engenharia Florestal que completava Jubileu de Prata (25 anos de formatura) e as turmas de Engenharia Agronômica que completavam Jubileu de Prata e Ouro (25 e 50 anos de formatura)

 

Como parte das comemorações pelos seus 59 anos de atividades, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, em parceria com as associações de ex-alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, realizou mais uma solenidade de encontro de ex-alunos dos cursos de graduação em Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal.

No evento, foram homenageadas a turma de Engenharia Florestal que completava Jubileu de Prata (25 anos de formatura) e as turmas de Engenharia Agronômica que completavam Jubileu de Prata e Ouro (25 e 50 anos de formatura). Muitos familiares dos ex-alunos prestigiaram a cerimônia.

A solenidade foi presidida pelo professor Dirceu Maximino Fernandes, diretor da FCA, e teve a presença dos professores: Caio Antonio Carbonari, vice-diretor da FCA; Julio Nakagawa, Professor Emérito da FCA; João Carlos Cury Saad, diretor da FCA entre 2013 e 2017 e presidente da comissão que cuidará das comemorações dos 60 anos da unidade e Ricardo Marques Barreiros, presidente da Associação dos Ex-alunos do curso de Engenharia Florestal. Também integrou a mesa dos trabalhos o engenheiro agrônomo Nivaldo Cruz, presidente da Associação dos ex-alunos da Agronomia.

A cerimônia teve início com a condução dos homenageados ao recinto, feita pelos presidentes das associações de ex-alunos. Na sequência, os integrantes das turmas homenageadas foram chamados nominalmente para recebimento do diploma de honra ao mérito instituído pela Congregação da FCA e cada turma posou para uma foto junto da mesa diretora dos trabalhos. Após receberem seus diplomas, os ex-alunos da Turma da Agro de 1999 entoaram o famoso “Solta a Cobra”, tradicional grito de guerra dos alunos em atividades esportivas.

O primeiro discurso do evento foi feito por Leonardo Martins Sobral, ex-aluno do curso de Engenharia Florestal da turma de 1999. “Somos a oitava turma de Engenharia Florestal da FCA. Queria agradecer primeiramente todos os docentes da Faculdade, somos muito gratos por todos os ensinamentos. Posso dizer em nome da minha turma que, desde o dia que ingressamos na FCA até hoje, sentimos muito orgulho de falar que somos da Unesp de Botucatu. É um orgulho dizermos que passamos por aqui. Esse fato transformou nossas vidas”.

O professor Ricardo Barreiros fez a saudação aos alunos do curso de Engenharia Florestal. “É uma alegria estar aqui hoje para comemorar o Jubileu de Prata de vocês. É um momento perfeito para celebrarmos o passado, curtirmos o presente e projetarmos o futuro. A presença de vocês aqui torna este evento ainda mais especial e mostra que amizade e companheirismo são para a vida toda. Hoje, homenageamos com admiração todos vocês, que exploraram caminhos e abriram portas para que muitos outros pudessem segui-los. Hoje é um dia de celebrar os bons tempos e também a profissão que escolhemos. A Engenharia Florestal e a Agronomia são essenciais para o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. Devemos nos orgulhar disso e continuarmos nos esforçando para fazermos a diferença”.

O ex-aluno Adriano Aude Lo Turco falou em nome da Turma de Engenharia Agronômica de 1999. Após lembrar várias histórias dos tempos de graduação, ele falou diretamente aos seus colegas. “Nesses 25 anos como agrônomos, carregamos com orgulho o nome da FCA da Unesp pelo Brasil e pelo mundo. Nossos caminhos profissionais se cruzaram e se distanciaram diversas vezes. Mas um encontro fortuito num evento qualquer sempre nos coloca numa máquina do tempo e nos traz de volta para o Lageado, nos fazendo relembrar nossos gloriosos tempos por aqui. Hoje não precisamos da máquina do tempo. Estamos aqui, juntos, para festejar os 25 anos de formados. Queria agradecer a todos que fizeram parte dessa jornada: professores e funcionários, os veteranos, os nossos “bixos” e mais do que tudo, queria agradecer vocês, meus queridos colegas de vida e de profissão. Foi e sempre será uma honra dizer que estudei na FCA ao lado de vocês”.

Fabio Costa, ex-aluno da turma de 1974, também fez um discurso repleto de lembranças dos tempos de graduação. Fez questão de homenagear os ex-alunos de Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica que completavam o Jubileu de Prata e expressou sua alegria em ver de perto o que a FCA se tornou nesses 59 anos. “O Lageado não era essa maravilha que hoje é. Mas prometia vir a ser, pelo trabalho do magnífico corpo de docentes e servidores que não mediu e não mede esforços para alcançar esse progresso e essa excelência no ensino de graduação e pós-graduação. Nossos mestres foram e continuam sendo a razão de estarmos aqui comemorando”. E aos colegas de turma declarou: “Que maravilha poder revê-los e abraçá-los. Nós mudamos fisicamente, mas ainda conservamos aquele espírito irreverente de estudantes de Agronomia de Botucatu. Temos muito o que relembrar nessa data, o que já construímos e o que ainda vamos construir”. E concluiu, bem-humorado: “A nossa turma, por exemplo, já está se preparando para a reunião dos 75 anos de formados”.

O presidente da Associação de Ex-alunos da Agronomia, Nivaldo José Cruz, fez sua saudação aos ex-alunos presentes e agradeceu o apoio da Faculdade na realização do evento. Como ex-aluno da Turma de Agronomia de 1972, ele lembrou as dificuldades iniciais do curso e ressaltou a superação empreendida pelos que trabalharam e estudaram na FCA. “Foi difícil, mas valeu a pena porque hoje vemos a grandeza que é a nossa Faculdade. Nosso interesse em trazer vocês para cá nesse evento é mostrar que valeu a pena: cada choro, casa risada, cada dificuldade que passamos aqui. Nós nunca estivemos sozinhos, sempre tivemos a retaguarda dos nossos professores e desses professores que estão aqui hoje, que continuam alicerçando o legado dessa escola. Parabéns aos ex-alunos. Vocês são especiais porque ajudaram a consolidar esse chão do Lageado como uma faculdade especial, reverenciada no Brasil inteiro”.

O Professor Emérito Julio Nakagawa fez uso da palavra em nome dos ex-diretores da FCA, parabenizando os ex-alunos e pedindo um minuto de silêncio para homenagear os que já faleceram. Seu pronunciamento foi seguido pelo do professor João Carlos Cury Saad que apresentou parte da programação concebida para as comemorações dos 60 anos da FCA, convidando desde já os ex-alunos a estarem presentes. “Comemorar é uma forma de perpetuar a importância da nossa escola, relembrar nossas origens e celebrar as boas sementes que são todos os egressos da FCA. Participem, compareçam. Nossa história é feita por pessoas, por cada um de nós. Vamos comemorar essa faculdade, que faz parte da nossa história profissional e pessoal”. O professo Saad divulgou o Cadastro de Egressos no site da FCA, fundamental para que os ex-alunos possam participar dos eventos comemorativos.

Na sequência, o diretor da FCA, professor Dirceu Maximino Fernandes, fez uso da palavra, conclamando, uma vez mais, todos a participarem das festividades dos 60 anos da FCA, e saudando os ex-alunos. “Hoje celebramos, não apenas a passagem do tempo, mas a jornada de sucesso de cada um de vocês, nossos ex-alunos. Esse encontro muito nos honra, pois estamos renovando o pacto profundo entre a FCA e cada um de vocês, selado quando de suas formaturas. Quando colaram grau, vocês passaram a fazer parte da nossa história e a FCA passou a ser sua identidade profissional. A FCA sempre foi e será casa de vocês. Todos serão sempre bem-vindos aqui. Parabéns! Temos a certeza de que vocês continuarão a inspirar as gerações futuras de nossos alunos”. 

Assessoria de Imprensa FCA​


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.