Hemocentro do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu inaugura posto de coleta em Itapetininga
09/06/2024
Hemocentro do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu inaugura posto de coleta em Itapetininga

Interesse em estabelecer esta parceria surge do objetivo principal de assegurar um estoque mais robusto e adequado de sangue para atender às demandas regionais, sendo que a primeira coleta já foi realizada

 

No mês de maio, o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) inaugurou, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapetininga, o posto de coleta de sangue “Dr. João Batista de Souza Camargo”, localizado na área central da cidade, sob a responsabilidade técnica da equipe do município. Após um período de cadastramento dos doadores, a primeira coleta de sangue foi realizada no último dia 28.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Hemoterapia, Patrícia Carvalho Garcia Bonichini, a proposta de formalização de um acordo de cooperação surgiu da Secretaria Municipal de Saúde de Itapetininga em implantar um posto de coleta para facilitar o acesso dos munícipes à doação, atendendo a um pedido da população da cidade. “Atualmente, existe um grupo ativo de doadores regulares que precisavam se deslocar, de ônibus, por uma distância de, aproximadamente, 160 km (ida e volta) para realizar a doação de sangue. Com o novo local de coleta, realizar este ato de amor será mais fácil”.

Andrezza Belluomini Castro, gerente do Hemocentro, destaca que todo o fornecimento de insumos para execução da coleta de sangue, os treinamentos, as capacitações de equipe da Unidade de Coleta da Itapetininga e a supervisão operacional das normas técnicas serão realizados pelo Hemocentro de Botucatu. “Nós iremos receber, processar, testar, armazenar e destinar o sangue recebido desta unidade aos serviços hospitalares de nossa área de abrangência”.

Para o diretor do Hemocentro, Claudio Lucas Miranda, o interesse em estabelecer esta parceria surge do objetivo principal de assegurar um estoque mais robusto e adequado de sangue para atender às demandas regionais. “Além disso, a parceria promove uma cultura de solidariedade e responsabilidade social, ampliando a diversidade de doadores e garantindo uma representatividade mais abrangente para atender à ampla variedade de grupos sanguíneos existentes”, finaliza.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.