Encontro de Biologia na Unesp de Botucatu reúne graduandos, pós-graduandos e profissionais da área
12/06/2024
Encontro de Biologia na Unesp de Botucatu reúne graduandos, pós-graduandos e profissionais da área

Evento favorece o processo educativo, cultural e científico para viabilizar o intercâmbio de experiências entre os alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área

 

A segunda edição do Encontro de Biologia (EnBio) do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) - Câmpus de Botucatu reúne alunos da graduação, pós-graduação e profissionais de ciências biológicas no Espaço IB Eventos para uma programação completa com palestras, minicursos e atividades de diversos temas sobre as inúmeras vertentes da biologia.  

A manhã do segundo dia de evento foi marcada pela abertura oficial do II EnBio. A mesa foi composta pela coordenadora do evento, a docente Raquel Fantin Domeniconi, professora associada do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do IBB; o docente Rodrigo Tavanelli Hernandes, professor associado do Departamento de Ciências Químicas e Biológicas - Setor de Microbiologia e Imunologia do IBB; e Stephanie de Souza Pera, aluna do curso de Ciências Biológicas do IBB e membro da comissão organizadora do evento. 

O professor Rodrigo Hernandes compartilhou a alegria de ver a segunda edição do evento acontecendo e recomendou envolvimento intenso aos participantes do EnBio. “Participem ativamente, não sejam apenas ouvintes, mas sim participantes ativos deste evento. Se motivem com as palestras: questionem, participem, conversem com os palestrantes, pois este é um evento feito de alunos para alunos” afirma o docente. O professor ainda parabenizou a comissão organizadora “O interesse que despertamos nos outros nasce do amor que temos pelo que a gente faz”, completa. 

Para a professora Raquel Domeniconi, coordenadora do II EnBio, o evento é uma importante atividade de extensão, com a oportunidade de aprendizado mútuo entre os organizadores e participantes. “O evento favorece o processo educativo, cultural e científico para viabilizar o intercâmbio de experiências entre os alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área. Desejo que esse evento seja profícuo e supere as expectativas de cada um de vocês aqui presentes. Que o nosso evento deixe lembranças memoráveis, proporcionando a todos a oportunidade de fazer novos amigos e enriquecer seus conhecimentos por meio de uma intensa troca de experiência e aprendizados”, afirma a docente. 

A primeira palestra da programação abordou o tema “Conservação de cetáceos - os efeitos da casualidade lapidando caminhos”, ministrada por Marcos César Santos, professor do Instituto Oceanográfico (IOUSP) da Universidade de São Paulo (USP). O docente compartilhou com os participantes toda a sua trajetória profissional, desde as experiências adquiridas durante a graduação e como as decisões profissionais tomadas a cada novo ciclo foram importantes para formar o pesquisador que se tornou. 


Programação 

O evento teve início no último domingo, 9, com a realização de 4 minicursos, abordando os temas ‘Perícia Criminal - do local de crime ao laboratório’; ‘Histolocalização de substâncias em tecidos vegetais’; ‘Preparo de lâminas histológicas permanentes’; ‘Metodologia de amostragem em Herpetologia’. O último dia do evento, 3, contará com palestras e mesa-redonda com profissionais de diversas áreas das ciências biológicas. 

Por - Leandro Rocha


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.