Foto: Mayara Luna/ 94FM
Segundo testemunhas, os ocupantes da aeronave pularam de paraquedas assim que a asa desprendeu, portanto, antes do plenador cair a cerca de 7 quilômetros do Aeroclube de Bauru
Um planador caiu em Bauru, na tarde desta terça-feira (10), em uma estrada de terra, em área próxima ao IPMet da Unesp, a cerca de 7 quilômetros do Aeroclube de Bauru, de onde a aeronave sem motor partiu. Uma das asas se desprendeu e caiu no trevo da Eny. O Aeroclube enviou uma nota oficial (leia abaixo).
Os dois ocupantes do planador, dois jovens (os nomes e as idades não foram informados), estavam conscientes quando o socorro chegou e, em princípio, não correm risco de morte. Um deles foi socorrido pela unidade de resgate do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Pronto-Socorro Central (PSC) de Bauru com lesões de média a grave na perna. O outro passa bem.
Segundo testemunhas, os ocupantes do planador pularam de paraquedas assim que a asa desprendeu, portanto, antes da aeronave sem motor cair. O Helicóptero Águia foi solicitado para fazer buscas pelos ocupantes, mas não foi preciso. Eles caíram próximo ao planador. A outra asa também se desprendeu, mas ainda não foi encontrada.
Equipes de resgate, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, representantes do Aeroclube, estão no local. O Cenipa já foi avisado. O corpo do planador é do modelo Laister Kauffman, prefixo PT-PAZ, ano de 1945.
NOTA DO AEROCLUBE DE BAURU
O Aeroclube de Bauru vem informar que na tarde de hoje, 10/03/2020, por volta das 14:15h, durante atividade de operação de planadores, uma de suas aeronaves sofreu queda sendo que os dois pilotos que a tripulavam, seguindo os procedimentos de segurança, dela saltaram, utilizando o equipamento paraquedas obrigatório, antes que referido planador atingisse o solo.
Os pilotos foram socorridos e não sofreram ferimentos, apenas escoriações leves, durante a aterrissagem com o paraquedas. O Aeroclube prestou, e continua prestando, toda assistência aos referidos pilotos.
A Força Aérea Brasileira (CENIPA) foi devidamente acionada pelo Aeroclube e uma equipe está se deslocando para o local do acidente, a fim de iniciar os procedimentos de investigação conforme os protocolos internacionais da aviação civil.
Finalizando, o Aeroclube de Bauru informa que o planador e todos os seus equipamentos obrigatórios estavam com sua manutenção em dia, assim como sua respectiva documentação de aeronavegabilidade.
O Aeroclube de Bauru, entidade de utilidade pública federal e municipal, nos seus mais de 80 anos, sempre primou pela excelência de seu corpo de instrutores e pela segurança nas operações de suas aeronaves, motivo pelo qual o alto padrão de seus cursos de formação de pilotos é reconhecido tanto pela aviação civil brasileira, quanto por diversos países.
Fonte – G1
Fotos: Mayara Luna/ 94FM