Os exames de COVID-19, são feitos pela Secretaria de Estado da Saúde via Instituto Adolfo Lutz
Trata-se de paciente do sexo feminino, por volta de 60 anos, procedente de Botucatu e internada há dois dias com quadro clínico e radiológico compatível com COVID-19 e frente à piora de seu quadro clínico, foi transferida para a UTI do HC, onde encontra-se sob ventilação mecânica
Uma nota encaminhada na noite desta quinta-feira (26) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) comunica que um teste realizado no HCFMB para diagnóstico de COVID-19, teve resultado positivo, o primeiro do Centro-oeste paulista entre as 481 pessoas suspeitas.
Trata-se de paciente do sexo feminino, por volta de 60 anos, procedente de Botucatu e internada há dois dias com quadro clínico e radiológico compatível com COVID-19. Frente à piora de seu quadro clínico, foi transferida para a UTI do HC, onde encontra-se sob ventilação mecânica. Embora seja elevadíssima a probabilidade, o HC irá aguardar o resultado do exame enviado ao Instituto Adolfo Lutz para confirmar o diagnóstico de COVID-19 positivo.
Horas antes da confrmação do primeiro caso de coronavírus na Cidade, um boletim do HC divulgado ao final da tarde apontava que havia 9 pacientes internados, sendo 3 de Botucatu e 6 de outras cidades da região.
Vale destacar que os exames de COVID-19, são feitos pela Secretaria de Estado da Saúde via Instituto Adolfo Lutz. O teste rápido (TR) ainda não está disponível pelo SUS e também não se aplica nesse primeiro momento para o HC, já que só podem ser usados a partir do 5º/7º dia em que o paciente apresentar sintomas. Informações oficiais também serão divulgadas nos canais: http://www.hcfmb.unesp.br/