A proposta dessa exposição é colaborativa, ou seja, os proprietários dos cadernos serão parceiros na sua elaboração, narrando a história do objeto e nos auxiliando a pensar questões pertinentes ao conjunto de cadernos que será selecionado
Em março de 2022, a Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu, em parceria com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo e com o Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi de Botucatu, realizarão a exposição “Migrações à Mesa” a partir da temática da culinária, e estão em busca de cadernos de receitas e parceiros para compor o projeto.
Compreendendo que “culinária” é patrimônio imaterial de culturas e que o Museu da Imigração vem preservando-a em diferentes ações – seja em seu acervo (principalmente a coleção museológica e de história oral) ou por meio da programação cultural (destacando a Festa do Imigrante e Temperos do Mundo) – a proposta desse projeto é mapear, pesquisar, problematizar e comunicar acervos, receitas e práticas de grupos imigrantes e migrantes, do passado e do presente, a partir de cadernos de receitas.
A proposta dessa exposição é colaborativa, ou seja, os proprietários dos cadernos serão parceiros na sua elaboração, narrando a história do objeto e nos auxiliando a pensar questões pertinentes ao conjunto de cadernos que será selecionado.
Esse processo, que se deu para a exposição do Museu da Imigração de São Paulo em 2016 vai se repetir aqui em Botucatu, com a história das famílias imigrantes de Botucatu e os objetos do acervo do Museu histórico, tendo como início dessa viagem os cadernos de receitas guardados e passados de geração em geração. Para tanto, caso sua família tenha um caderno de receitas nesses moldes, e tenha migrado de outro país ou de outras regiões do Brasil, veja como é possível participar dessa etapa preliminar da seleção.
Sobre os cadernos de receita que serão contemplados
– Serão selecionados até 5 cadernos de receitas.
– Eles devem ser ou ter pertencido a imigrantes ou migrantes e/ou ter sido passado de pais para filhos ou avós para netos etc.
– Devem se relacionar com histórias de família.
– Podem ter manchas, anotações nas bordas, elementos colados e qualquer outro tipo de sinal de uso. Isso não será um fator de exclusão.
– Por conta do valor histórico e sentimental, no entanto, priorizaremos cadernos que evidenciem bons sinais de conservação, sem folhas soltas, ou páginas rasgadas.
– A seleção dos cadernos priorizará a maior diversidade possível no que se refere às origens dos imigrantes e migrantes e dos próprios cadernos.
– Os cadernos podem dizer respeito a diferentes períodos, a partir da década de 1880. Objetos mais atuais também podem ser apresentados.
– Serão priorizados cadernos de receitas de famílias residentes na cidade de Botucatu, por conta das etapas do projeto.
Deveres e direitos
– Os cadernos deverão ser deixados sob custódia temporária na Pinacoteca Fórum das Artes (Rua General Telles, 3100), que se responsabilizará pela preservação adequada dos itens enquanto perdurar o projeto expositivo. Todos os proprietários deverão assinar um termo de entrega dos cadernos no ato de sua seleção.
– Os cadernos ficarão impossibilitados de serem usados no período de duração do projeto, tendo em vista a necessidade de resguardá-los para uso nas diferentes atividades propostas (período esse compreendido de fevereiro à junho de 2022).
– O Museu da Imigração, a Secretaria de Cultura de Botucatu, a Pinacoteca Fórum das Artes e o Museu Histórico e Pedagógico não se comprometerão em ficar permanentemente com os cadernos ou quaisquer outros objetos deixados pelos proprietários em custódia temporária. Ao término das atividades, os respectivos proprietários deverão retirar no local todos os seus pertences, ficando autorizada a Secretaria de Cultura a descartar quaisquer itens após 90 dias da data de término oficial das atividades, caso os mesmos não sejam recolhidos.
– Todos os participantes selecionados deverão autorizar o registro de sua imagem e voz, bem como de seus pertences, para uso posterior do Museu da Imigração, Secretaria de Cultura, Pinacoteca Fórum das Artes e Museu Histórico, em atividades de divulgação do projeto em diferentes meios de comunicação (como imprensa e internet) e em outras atividades futuras de cunho cultural que venham a realizar, respeitando a legislação vigente de direitos de personalidade.
– Após a seleção, a participação nas atividades deve ocorrer de forma voluntária e espontânea, sem criação de nenhum vínculo empregatício por parte do Museu da Imigração, da Secretaria de Cultura do Município, da Pinacoteca Fórum das Artes ou do Museu Histórico e Pedagógico.
– É importante que os envolvidos se comprometam a participar das atividades e dinâmicas propostas na exposição, tendo em vista que a coerência do projeto se baseia essencialmente na construção coletiva e na troca de vivências.
Como enviar informações sobre os cadernos
Essa seleção se dará por meio de envio de vídeos para o WhatsApp do número (14) 981 772 661, que será exclusivo para esse fim e não receberá ligações, no período de 04/01 a 31/01 de 2022. Os cadernos serão selecionados por meio de comissão curatorial voluntária formada por funcionários da Secretaria, e com a consultoria do Museu da Imigração, além de membros convidados de conselhos municipais.
Os vídeos deverão ser somente dos cadernos, ter boa iluminação, e mostrar seu estado de conservação e suas folhas, podendo ou não ter som. No corpo do e-mail pedimos que seja enviado o ano presumido do caderno, e uma pequena história da família, com seu país de origem, até chegarem em Botucatu. Essa história resumida não deve passar de 200 palavras (ainda que não seja motivo para exclusão, histórias com mais de 200 palavras serão cortadas para caber no critério).
Mais informações
Museu Histórico e Pedagógico
Telefone (14) 3811-1480